0

Novidades no Portal Santa Luzia do Pará

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Acompanhe as novidades no Portal Santa Luzia do Pará. Ouça o CD Ao Vivo do super Pop em Santa Luzia e muito mais.

Clique AQUI e divirta-se.

Read more...

TSE mantém decisão que barra candidatura de Jader



Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negaram nesta quarta-feira (29) o recurso do candidato ao Senado pelo estado do Pará Jader Barbalho (PMDB), que teve o registro barrado com base na Lei da Ficha Limpa. A defesa do candidato, que nega as irregularidades, ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).



Jader foi alvo de um pedido de impugnação da Procuradoria Eleitoral do estado, porque renunciou ao mandato de senador, em 2001, para evitar um processo de cassação em meio às investigações do caso que apurava desvios no Banpará e a denúncias de envolvimento no desvio de dinheiro da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).



O candidato sempre negou irregularidades. A defesa afirma que não houve atentado à moralidade pública porque o então senador foi alvo de denúncias publicadas na imprensa.



Ele teve a candidatura aprovada pelo Tribunal Regional do Pará (TRE-PA), que entendeu que a ficha limpa não pode ser aplicada para casos anteriores à vigência da norma no que se refere a políticos que renunciaram aos mandatos.



A Procuradoria Eleitoral entrou com recurso no TSE para rever a decisão da Justiça Eleitoral do estado e o pedido foi negado. A defesa apresentou nova apelação que foi rejeitada nesta quarta. A Lei da Ficha Limpa veta candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para fugir de cassação.





Fonte: G1

Read more...

Após denúncia, boca de fumo é desfeita em Belém

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Após uma ligação feita para o Disque Denúncia (181), uma equipe da Polícia Civil, da Seccional do Comércio, prendeu oito pessoas e apreendeu 100 "petecas" de droga e dinheiro em duas casas na passagem São Pedro, no complexo Ver-o-Rio, em Belém.



Fonte: Diário Online

Read more...

CD Super Pop Ao Vivo em Santa Luzia do Pará

sábado, 25 de setembro de 2010

Olá galera segue o link para download do Cd Super Pop Ao Vivo em Santa Luzia.

Clique AQUI e baixe.

Read more...

Ouça o Cd Ao Vivo do Super Pop em Santa Luzia



Já está disponível no Site do Portal Santa Luzia do Pará o Cd Ao Vivo do Super Pop o águia de fogo.
Acesse agora e relembre os melhores momentos da maior festa de aparelhagem já vista em Santa Luzia do Pará.

Clique AQUI e ouça o CD Ao Vivo

Basta clicar em Rádio On

Logo mais posto o Link para Download do CD Completo.

Read more...

Super Pop - O águia de fogo pela 1ª vez em Santa Luzia do Pará

quinta-feira, 23 de setembro de 2010



Pela primeira vez em Santa Luzia do Pará a maior estrutura de Aparelhagem do Estado do Pará. É o Super Pop - O águia de fogo, o arrasta povão, do jeito que você quiser chamá-lo.
Ultimamente uma grande empresa de Promoções de Festas, diga-se J & G Eventos, do casal Josy e Guilherme, vem promovendo eventos que jmais nossa cidade tinha presenciado. Essa equipe já trouxe o Super vetron no período do Apogeu dessa aparelhagem e de quebra ainda gravou o DVD. Outro grande espetáculo foi o Forrozão da J & G Eventos, onde na verdade, além do forró teve outro ritmo muito bem recebido pelos luziense,sobretudo pelos mais velhos, que a música do passado. Nessa festa tivemos para comandar o forrozão a Aprelhagem Nova Geração da cidade de Bragança,e para o passadão o Romântico, a maior banda desse estilo Pop Show.
Enfim, agora com a Festa das Equipes do Pop, certamente será mais um grande espetáculo dessa empresa, que vem buscando, principalmente algo novo para o povo luziense, no que diz respeito ao lazer, culturae muito mais.
A Festa das Equipes do Pop vai ser amanhã, sexta-feira, 24 de aetembro, na arena Show da Dona Geneusa, lembrando que terá estacionamento para motos.
Está havendo a Promoção do ingresso antecipado, na hora o valor será outro.
Aproveitem mais essa grande festa que nossa cidade vai apresentar.
Parabéns à equipe J & G Eventos por mais esse grand eevento, e que vocês sempre levem o nome de nossa cidade, com uma visão positiva, e não negativa, como geralmente os jornais noticiam.

E vamos mostrar que o nossa cidade tem capacidade de realizar grandes eventos.

Read more...

I Colóquio de Matemática do Norte iniciou hoje

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Universidade Federal do Pará realiza de hoje (20) a quarta-feira (24), o I Colóquio de Matemática da Região Norte, no Centro de Convenções da UFPA, campus Guamá. O objetivo do evento é promover a integração regional, formação de recursos humanos e divulgação da matemática.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com universidades públicas do Norte do Brasil e coordenado pelo professor José Miguel Martins Veloso, o evento contará com pesquisadores e conferencistas de várias regiões do país. Na programação, palestras, minicursos, mesas redondas, sessões técnicas, painéis de iniciação científica e programação cultural.

O evento contribuirá para a propagação das ciências exatas, já que os trabalhos submetidos ao colóquio e seus resultados serão publicados em anais e incluídos no acervo da SMB e das instituições de ensino superior participantes. As inscrições ainda poderão ser feitas durante o evento. Mais informações em: http://www.ufpa.br/sbmnorte/coloquio.

Fonte:Diário Online

Read more...

Paysandu e Águia seguem classificados na Série C

domingo, 19 de setembro de 2010

Mesmo perdendo por 3 a 1, o Papão terminou em 1º. O Azulão empatou e conquistou o 2º lugar


O Pará segue firme no Campeonato Brasileiro da Série C. Paysandu, em primeiro lugar, e Águia de Marabá, em segundo, continuam na competição nacional, com objetivo do acesso à Série B de 2011. Os adversários ainda não foram definidos, em razão das partidas do Grupo B ainda estarem em andamento. Contudo, se os resultados persistirem, o Papão enfrenta o Salgueiro (PE) e o Azulão jogará contra o ABC (RN).

Paysandu x Rio Branco (AC)

Um jogo para ser esquecido. O Paysandu terminou de forma melancólica a fase de grupos do Campeonato Brasileiro da Série C. Jogando na tarde deste domingo (19), contra o Rio Branco (AC), no estádio Arena da Floresta, os bicolores perderam por 3 a 1, mas prosseguiram no primeiro lugar do Grupo A, com 15 pontos, e agora poderão decidir, dentro de casa, a volta para a Série B.

No início de jogo, o Rio Branco (AC) foi muito mais presente no campo do Paysandu. As poucas jogadas do Papão saiam pela direita, com Bosco. A primeira chance foi com o meio-campo Ancelmo, que chutou forte para a defesa do goleiro Alexandre Fávaro. Aos 17 minutos, mais uma vez Fávaro salvou os bicolores, mas o gol saiu. Na volta, Juliano César, de cabeça, marcou para o time do Acre: 1 a 0

Para completar o mal momento paraense, o meia atacante Lúcio sentiu uma contusão e fez uma estreia para ser esquecida. Fernandão entrou em campo. Marquinhos, bastante lento e o pior jogador bicolor em campo, perdeu um gol incrível, cara a cara com o goleiro Marcelo Cruz. Até que Fernandão fez falta por trás e foi expulso de campo. Com um jogador a mais, só dava Estrelão. Tanto, que Juliano César driblou Bosco e chutou no lado esquerdo para marcar o segundo gol acreano: Rio Branco (AC) 2 a 0, placar do primeiro tempo.

O Paysandu voltou bem melhor para a segunda metade do jogo. Fabrício, por pouco, não diminui para o bicola. Logo no início do segundo tempo, Marcelo Brás passou pela zaga bicolor e fez o terceiro do Estrelão. O técnico Charles Guerreiro assistia, incrédulo, o Papa Títulos do Norte sendo goleado por 3 a 0. A apatia era grande. Parecia que o time da capital paraense tinha na partida um simples amistoso.

Depois de sofrer muita pressão, enfim, o Papão conseguiu chegar ao gol. A zaga do Rio Branco fez falta dentro da área: pênalti. O atacante Bruno Rangel marcou, mas o árbitro mandou voltar a cobrança. Na segunda, o artilheiro da Série C, com sete gols, não desperdiçou: 3 a 1, placar final. (Gustavo Pêna, Diário Online)

Ficha técnica

Rio Branco x Paysandu

Local: Estádio Arena da Floresta

Data: 19/10/2010

Horário: 16 horas

Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)

Assistentes: Wilson Gonçalves Aquino (RO) e Fledes Rodrigues Santos (RO)

Rio Branco: Marcelo Cruz, Ley (Nenê), Rodrigão (Rafael), Jeferson e Ananias; Serginho (Zé Marco), Ismael, Ancelmo e Testinha; Marcelo Brás e Juliano César

Técnico: Éverton Goiano

Paysandu: Alexandre Fávaro; Bosco, Da Silva, Paulão e Edinaldo; Tácio, Romeu (Jean Sá), Marquinhos e Fabrício (Alexandre); Lúcio (Fernandão) e Bruno Rangel

Técnico: Charles Guerreiro

Cartão amarelo: Fabrício (PSC); Ananias e Ancelmo (RIO)

Cartão vermelho: Fernandão (PSC)

Público pagante: 543 torcedores

Público não pagante: 240 pessoas

Renda: R$ 7.630 mil

Águia x Fortaleza

Emocionante. Um verdadeiro “teste para cardíaco”. Mas o Águia de Marabá segue classificado no Campeonato Brasileiro da Série C. Após sair perdendo para o Fortaleza (CE), o atacante Torrô marcou o gol que garantiu o empate em 1 a 1 entre as equipes e deixou o Azulão marabaense com grandes chances de conseguir o acesso à Série B de 2011.

Logo com um minuto de jogo, Torrô perdeu uma oportunidade incrível de abrir o placar. O atacante chutou forte, e o goleiro Douglas rebateu. No rebote, o atleta do Azulão perdeu o tempo da bola. Porém, o Fortaleza pressionava como podia os donos da casa, já que o empate não o favorecia. Quase o zagueiro Ari marca contra. E em jogo nervoso, complicado, uma expulsão é quase inevitável. E vieram logo duas. Ari e Finazzi discutiram bastante e foram para o chuveiro mais cedo. As duas equipes estão com dez jogadores.

E percebendo que o Paysandu perdia para o Rio Branco, o Águia queria marcar contra o Fortaleza para garantir, além da classificação, o primeiro lugar do grupo A.

No início do segundo tempo, Torrô deu um susto em um petardo de fora da área. Pouco tempo depois, Analdo chutou e a bola passou raspando a trave do Leão do Ceará. Era o Azulão mostrando a sua força dentro do estádio Zinho Oliveira.

Mas faltava mais objetividade para os aguianos. Posse de bola, nem sempre, acaba terminando em gol. O técnico João Galvão tirou Jaime, jogador sem velocidade e com características de marcação, para a entrada do veloz Tiago Marabá. Por outro lado, como num jogo de xadrez, o técnico Paulo Izidoro, do Fortaleza, colocou Tatu na partida, em detrimento à saída de Eder.

Em poucos minutos, bons lances. Luciano Henrique chutou para fora. Sinésio, um pouco apagado no time de Marabá, tentou de fora da área. Até que aconteceu o que a torcida marabaense não esperava. Aos 25 minutos, o atacante Tatu entrou na área e marcou. O Azulão, neste momento, estava sendo desclassificado da Série C. Porém, na base da raça e vontade, o empate não demorou a sair. Cinco minutos depois, Torrô aproveitou a sobra e deixou tudo igual: 1 a 1.

A partir de então, muita correria no embate. Enquanto o Fortaleza buscava o gol, única alternativa para seguir em frente na competição nacional, o Águia se defendia, saindo na base do contra-ataque. Galvão ainda tirou o atacante Samuel Lopes, dando chance ao zagueiro Roberto. E terminou mesmo nisso. Festa em Marabá. O Azulão se classificou e segue na Terceirona. (Gustavo Pêna, Diário Online)

Ficha técnica:

Águia x Fortaleza

Local: Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá

Data:19/09/2010

Horário: 16 horas

Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado (SP)

Assistentes: Cícero Romão Batista Silva (MA) e Sandro do Nascimento Medeiros (MA)

Águia: Alan; Bernardo, Ari e Edkléber; Sinésio, Cleuber (Gustavo), Analdo, Jaime (Tiago Marabá) e Vander; Torrô e Samuel Lopes (Roberto)

Técnico: João Galvão

Fortaleza: Douglas; Peter, André Turatto, Leomar e Guto (Halison); Marcus Vinícius, Júlio Terceiro, Luciano Henrique e Éder (Tatu); Robson e Finazzi

Técnico: Zé Teodoro

Cartão amarelo: Júlio Terceiro (FOR); Jaime e Torrô (AGU)

Cartão vermelho: Ari (AGU); Finazzi (FOR)


Fonte: Diário Online

Read more...

Pesquisa: Jatene lidera com 13 pontos à frente de Ana Júlia

sábado, 18 de setembro de 2010

O resultado da segunda rodada de pesquisa de intenção de voto reafirma a liderança de Simão Jatene para o Governo do Estado. O resultado da pesquisa Ibope foi divulgado neste sábado (18). Encomendada pela TV Liberal, o estudo foi feito entre os dias 14 e 16 de setembro.


Simão Jatene (PSDB) manteve o mesmo índice de intenções de voto da rodada anterior (43%). Isso representa 13 pontos percentuais à frente da governadora e candidata a reeleição, Ana Julia Carepa (PT). A petista oscila de 33% das intenções de voto conquistadas em agosto para 30% na atual rodada. Juvenil (PMDB) é mencionado por 7% dos entrevistados, enquanto Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL) têm 2% das intenções de voto cada um. Eleitores indecisos somam 12%. Os que declararam intenção de votar em branco ou anular o voto representam 4% dos entrevistados.


Foram ouvidos 812 eleitores - de ambos os sexos - com mais de 16 anos em Belém, região Metropolitana, nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, sudoeste e sudeste paraense. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob nº 16556/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº 30268/2010.


Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, excluindo as intenções de voto branco, nulo e eleitores indecisos, Simão Jatene obtém o mesmo percentual da pesquisa realizada em agosto (51% das intenções de voto). Ana Julia tem 36% das menções (eram 38% em agosto), enquanto Juvenil atinge 8% dos votos válidos. Outros candidatos aparecem com 2% cada.


No caso da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Simão Jatene lidera e atinge nessa pesquisa 35%. Contra 29% da pesquisa de agosto. Ana Júlia é mencionada por 25% dos eleitores e Juvenil por 5%. Outros candidatos constam com 2% ou menos das menções cada.


Segundo turno - Caso a disputa pelo Governo do Pará vá para segundo turno, em um cenário entre Jatene e Ana Júlia, o tucano teria 47% e a petista 31% das intenções de voto dos paraenses. Os indecisos somam 13% e 9% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo.


Expectativa - O percentual de eleitores que acredita que Jatene vencerá a eleição cresce 4 pontos percentuais e representa, atualmente, 44% das menções. Para 31% dos eleitores, Ana Júlia será a vencedora, enquanto 5% acreditam que o próximo governador será Juvenil. Não sabem ou preferem não responder a questão 17% dos paraenses.


Rejeição - Os índices permanecem estáveis em relação à pesquisa realizada em agosto, segundo o Ibope. A atual governadora Ana Júlia continua sendo a candidata com maior rejeição entre os eleitores das áreas pesquisadas. Ela tem 42% das citações. Em seguida, Jatene aparece com 19% das menções, enquanto 17% não votariam em Juvenil de jeito nenhum. Outros 5% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e 15% dos paraenses preferiram não responder a questão.


Senado - Em comparativo à pesquisa de agosto, a opinião dos eleitores mudou em relação ao candidato do PMDB, Jarder Barbalho. Ele cai 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior: antes o candidato tinha 50% das intenções. Neste último levantamento fica com 42% das menções. Já o candidato Flexa Ribeiro (PSDB) cresce de 23% das intenções de voto em agosto para 33% neste último levantamento.


Paulo Rocha (PT) se mantém com 29% das intenções. Em relação aos outros candidatos que disputam uma vaga ao Senado Marinor Brito (PSOL) abocanha 8% e Paulo Braga (PSTU) com 7% da inteções de voto do eleitor. Demais candidatos não ultrapassam 3% das menções. Os indecisos são 42% e aqueles que disseram votar branco ou nulo são 9% dos eleitores paraenses.


Considerando apenas votos válidos, Jader tem 33% das intenções de voto, Flexa tem 26% e Paulo Rocha tem 22%. Demais candidatos variam entre 1% e 6%.


Presidente - Entre os eleitores paraenses, a petista Dilma Rousseff fica estável com 51% das intenções de voto, enquanto Serra (PSDB) cai de 31% para 27% das menções. Marina Silva (PV) obtém 9%, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das menções. Os indecisos representam 10% das citações, enquanto 2% pretendem votar em branco/nulo.


Considerando apenas os votos válidos Dilma tem 58% e Serra 30% das intenções de voto. Em um provável segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT tem 55% de intenções de voto entre os paraenses, contra 32% de citações ao tucano. Eleitores indecisos são 9% e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em nulo somam 4%.



Considerando-se apenas os votos válidos, ou seja, excluindo as intenções de voto branco, nulo e eleitores indecisos, Simão Jatene obtém o mesmo percentual da pesquisa realizada em agosto (51% das intenções de voto). Ana Julia tem 36% das menções (eram 38% em agosto), enquanto Juvenil atinge 8% dos votos válidos. Outros candidatos aparecem com 2% cada.


No caso da pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Simão Jatene lidera e atinge nessa pesquisa 35%. Contra 29% da pesquisa de agosto. Ana Júlia é mencionada por 25% dos eleitores e Juvenil por 5%. Outros candidatos constam com 2% ou menos das menções cada.


Segundo turno - Caso a disputa pelo Governo do Pará vá para segundo turno, em um cenário entre Jatene e Ana Júlia, o tucano teria 47% e a petista 31% das intenções de voto dos paraenses. Os indecisos somam 13% e 9% dos eleitores declararam intenção de votar em branco ou nulo.


Expectativa - O percentual de eleitores que acredita que Jatene vencerá a eleição cresce 4 pontos percentuais e representa, atualmente, 44% das menções. Para 31% dos eleitores, Ana Júlia será a vencedora, enquanto 5% acreditam que o próximo governador será Juvenil. Não sabem ou preferem não responder a questão 17% dos paraenses.


Rejeição - Os índices permanecem estáveis em relação à pesquisa realizada em agosto, segundo o Ibope. A atual governadora Ana Júlia continua sendo a candidata com maior rejeição entre os eleitores das áreas pesquisadas. Ela tem 42% das citações. Em seguida, Jatene aparece com 19% das menções, enquanto 17% não votariam em Juvenil de jeito nenhum. Outros 5% afirmaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, e 15% dos paraenses preferiram não responder a questão.


Senado - Em comparativo à pesquisa de agosto, a opinião dos eleitores mudou em relação ao candidato do PMDB, Jarder Barbalho. Ele cai 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior: antes o candidato tinha 50% das intenções. Neste último levantamento fica com 42% das menções. Já o candidato Flexa Ribeiro (PSDB) cresce de 23% das intenções de voto em agosto para 33% neste último levantamento.


Paulo Rocha (PT) se mantém com 29% das intenções. Em relação aos outros candidatos que disputam uma vaga ao Senado Marinor Brito (PSOL) abocanha 8% e Paulo Braga (PSTU) com 7% da inteções de voto do eleitor. Demais candidatos não ultrapassam 3% das menções. Os indecisos são 42% e aqueles que disseram votar branco ou nulo são 9% dos eleitores paraenses.


Considerando apenas votos válidos, Jader tem 33% das intenções de voto, Flexa tem 26% e Paulo Rocha tem 22%. Demais candidatos variam entre 1% e 6%.



Presidente - Entre os eleitores paraenses, a petista Dilma Rousseff fica estável com 51% das intenções de voto, enquanto Serra (PSDB) cai de 31% para 27% das menções. Marina Silva (PV) obtém 9%, enquanto os demais candidatos não atingem 1% das menções. Os indecisos representam 10% das citações, enquanto 2% pretendem votar em branco/nulo.


Considerando apenas os votos válidos Dilma tem 58% e Serra 30% das intenções de voto. Em um provável segundo turno entre Dilma e Serra, a candidata do PT tem 55% de intenções de voto entre os paraenses, contra 32% de citações ao tucano. Eleitores indecisos são 9% e aqueles que pretendem anular o voto ou votar em nulo somam 4%.


Fonte: Portal ORM

Read more...

Meia passagem intermunicipal começa a valer na 2ª

A partir de segunda-feira (20), a comunidade estudantil paraense contará com um novo benefício: a meia passagem intermunicipal. A cerimônia de lançamento aconteceu na manhã de ontem, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no município de Castanhal.

Terão direito ao serviço estudantes dos ensinos médio, técnico e superior (inclusive pós-graduação) das redes pública e privada que não estudam no mesmo município em que residem. A medida abrange os serviços de transportes rodoviário e aquaviário intermunicipais de passageiros do estado.

Durante o ato de lançamento, três estudantes receberam, simbolicamente, as primeiras carteiras de meia passagem. O primeiro lote com 1.140 documentos será entregue nos próximos dias às instituições da região. A previsão é de que, até o fim do ano, 5.000 estudantes de todo o estado recebam suas carteiras.

Representando a União Paraense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Jaide Sousa afirmou que a conquista do direito à meia passagem intermunicipal é fruto de 20 anos de luta do movimento estudantil paraense. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, transformando-se na Lei Estadual 7.327/09, sancionada em novembro passado.

Fonte:Diário do Pará

Read more...

UFPA divulga Edital do Processo Seletivo 2011 UFPA divulga Edital do Processo Seletivo 2011

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta quinta-feira (16), o Edital do Processo Seletivo 2011 (PS 2011). As inscrições se iniciam já na segunda-feira (20), e seguem até o dia 19 de outubro. Serão ofertadas 6.088 vagas, sendo 3.562 para a capital e 2.526 para o interior do Estado, divididas em 145 cursos e doze municípios.


Dentre os cursos ofertados, o de Bacharelado em Terapia Ocupacional é a novidade do edital 2011. A graduação terá duração de cinco anos, funcionará em Belém, no horário da manhã, e ofertará 30 vagas anuais. Outro curso novo é o de Letras Língua Libras, que entra na lista de oferta do Campus de Soure este ano.


Em Marabá, será ofertado, pela primeira vez, o curso de Bacharelado em Geografia. O Campus já ofertava o curso na modalidade de Licenciatura. Houve, ainda, flexibilização de oferta no que se refere ao curso de Sistema de Informação, que, também pela primeira vez, será ofertado no Campus de Cametá, com professores do próprio Campus.


Provas – O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. Na primeira, seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Enem, que acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses.


A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o Processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.


Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br, a partir das 14 horas do dia 20 de setembro. As inscrições se encerram às 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário. Para os candidatos que não dispõem de acesso à Internet, o Centro de Processo Seletivo (CEPS/UFPA) disponibilizará computadores e impressoras, no período de 20 a 26 de setembro de 2010, das 9 às 17 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados. Os equipamentos estarão disponíveis no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, localizado no Campus do Guamá, em Belém, e nos campi do interior do Pará.


Isenção – Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar a prefeitura de seu município e solicitar a inclusão, que segue os mesmos critérios de inclusão nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Em Belém, a inscrição para obter o CadÚnico deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura Municipal, os CRAS. Na página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é possível encontrar o CRAS mais próximo de sua residência.


O resultado das isenções deferidas será divulgado a partir de 8 de outubro de 2010, no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br.


Exame de Habilidades - Os candidatos aos Cursos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança se submeterão preliminarmente ao Exame de Habilidades que será realizado no dia 21 de novembro de 2010.


Cotas - Serão criadas duas vagas adicionais em cada curso, para uso exclusivo de candidatos indígenas e uma vaga, por acréscimo, destinada exclusivamente à pessoa com deficiência, de acordo com a Resolução 3.883 de 21 de julho de 2009, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Cinquenta por cento das vagas de cada curso serão disputadas por candidatos que comprovarem haver cursado todo o ensino médio em escola pública. Destas, 40% serão destinadas aos candidatos que se declararem pretos ou pardos.


Eliminação - Estará automaticamente eliminado do PS/UFPA 2011 o candidato que não houver se submetido à prova do Enem/2010; obtiver nota zero em uma das 4 áreas do Enem/2010; obtiver nota inferior a 4 na prova de Redação; não comparecer à 2ª Fase do PS/UFPA 2011; obtiver nota bruta inferior a 30% de acerto do número total de questões da prova objetiva da 2ª Fase; apresentar-se à prova da 2ª Fase com atraso ou sem a documentação exigida; obtiver nota zero em 3 disciplinas da prova da 2ª Fase.


Feira – No período de 14 a 16 de outubro, no horário das 10h às 20 horas, a UFPA promoverá a Feira do Vestibular dentro do Campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. O evento fornecerá informações sobre as diversas áreas profissionais e cursos da Universidade. Haverá palestras, apresentações culturais, atividades lúdicas, dinâmicas e mostra cultural cinematográfica, além de um Aulão sobre diferentes disciplinas para os candidatos. As palestras serão realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.


Redação Portal ORM / UFPA

Read more...

Polícia conclui inquérito sobre morte de agricultor em Santa Luzia

A Polícia Civil concluiu nesta quinta-feira (16) o inquérito policial sobre o assassinato de José Valmeristo Soares, conhecido por "Caribé", um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em Santa Luzia do Pará, região nordeste do Estado. Ele foi morto a tiros, no último dia 3, em uma fazenda situada na zona rural do município.


Quatro pessoas foram presas por determinação da Justiça sob acusação de envolvimento no homicídio. Marcos Weslley Maestri Bengtson é apontado como mandante do crime. Além de matar a vítima, eles também tentaram assassinar João Batista Galdino que estava com "Caribé".


Os demais presos são Ademir Oliveira do Nascimento, de apelido "Rato"; Pedro Jackson da Costa, conhecido por "Pedro Jack", e Orlando Nonato Brandão Sampaio Júnior, de apelido "Maranhão", acusados de matar "Caribé". Eles foram indiciados por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. Todos permanecem presos com mandados de prisão preventiva decretados pelo juiz André Luiz Filo-Creão da Fonseca, da Comarca de Santa Luzia do Pará.


O relatório conclusivo do inquérito foi entregue na Comarca Judiciária nesta tarde pelo delegado José Humberto Melo Júnior, da Delegacia de Santa Luzia do Pará.


As investigações correm em segredo de Justiça. No último dia 7, Marcos Bengtson foi preso, em Belém, apontado como mandante do assassinato do agricultor. Ele é gerente da fazenda. O acusado permanece preso no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na capital.


Ademir e Pedro Jackson foram presos no mesmo dia e estão recolhidos no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), em Santa Izabel do Pará. Já Orlando Nonato Brandão Sampaio Júnior foi preso no dia seguinte, ao se apresentar ao delegado. Ele também está recolhido no CRPP III.


Fonte: Polícia Civil

Read more...

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: os números - Fonte

A apresentação está muito simples, desculpem o dia foi muito corrido. Cada meio de comunicação receberá um CD com o relatório completo da pesquisa.

Protocolo da pesquisa número 16558/2010 TSE/TRE-PA.

Relatório Sintético do resultado da pesquisa LCP/UFPA/Veritate

Para Senador:

Jader 33.5%
Paulo Rocha 22.4%
Flexa 21.3%
Marinor 4.2%
Abel Ribeiro 1.1%
Prof. Neide 1.4%
Paulo Braga 1.2%
João Agugusto 1.2%
Savanas 0.3%
Yamada 0.4%


Governador (espontânea)
Jatene 36.7%
Ana Júlia 21.3%
Juvenil 4.7%
Cleber Rabelo 0.7%
Fernando Carneiro 0.6%
Outro 0.2%
Nenhum/branco/nulo 10.4%
Sem resposta 25.4%
Total 100%
Governador (estimulada)
Jatene 41.6%
Ana Júlia 24.5%
Juvenil 5.6%
F.Carneiro 1.4%
Cleber Rabelo 1.1%
Nenhum/branco/nulo 11.7%
Sem resposta 14.1%

Fonte: Blog do Bilhetim

Read more...

MST INVADE NOVAMENTE FAZENDA DE JOSUÉ B. NO PAU DE REMO

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NO DIÁRIO DO PARÁ
MST anuncia invasão da fazenda Cambará

Cerca de 150 famílias invadiram a fazenda, por volta das 5h30 de hoje


Às 5h30 de hoje, 150 famílias ocuparam a fazenda Cambará, no município de Santa Luzia do Pará, pela quarta vez. Segundo a nota da direção estadual do MST a fazenda Cambará seria terra da união. “Com 6.886 hectares, conhecida como ‘Gleba Pau de Remo’, a fazenda é palco do mais recente conflito agrário no Pará que resultou no sequestro de João Batista Galdino de Souza e José Valmeristo, o “Caribé” no dia 3 de setembro de 2010, com o assassinato de José Valmeristo. João Batista conseguiu escapar deste atentado”, ressalta a nota.

Por conta deste crime, o fazendeiro Marcos Bengstson e dois homens acusados de participarem do crime tiveram a prisão temporária decretada, mas a qual já foi relaxada e o trio está respondendo em liberdade. Ainda segundo o MST, o fazendeiro possui o título de apenas 1.800 hectares da área.

Com o ato, o movimento aproveita com pedir a manutenção da prisão dos pistoleiros e a proteção a João Batista, testemunha do caso, e a seus familiares.

Os Sem Terra também responsabilizam o Estado pelo crime e exigem a desapropriação da fazenda Cambará.

No último dia 10 de setembro, o MST ocupou a sede do Incra em Belém, e como resultado de uma reunião, o Estado, através do Incra e do Iterpa, teria se comprometido a tomar as medidas cabíveis para agilizar a destinação da “Gleba Pau do Remo” para fins de reforma agrária; bem como punir os responsáveis pelos conflitos ocorridos na área.

A situação na área estaria tensa, pois seguranças armados da fazenda estariam observando a ocupação. Até o momento, a Polícia Militar ainda não apareceu no local. Os Sem Terra deram ao local da ocupação o nome de acampamento “Quintino Lira”.

Fonte: Diário Online


NO PORTAL ORM


Integrantes do MST ocupam fazenda em Santa Luzia



Cerca de 150 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Sem Terra) ocupam, desde às 5h30 da manhã desta terça-feira (15), a fazenda Cambará, em Santa Luzia do Pará, onde um trabalhador rural foi assassinado no início deste mês. Esta é a quarta ocupação no local.


A área de quase sete mil hectares da fazenda fica localizada na gleba federal Pau de Remo. No último dia 3, dois militantes do MST sofreram um atentado no local. José Valmeristo foi assassinado e João Batista Galdino conseguiu escapar. O MST acusa Josué B., que possui título de parte da terra, de ser o principal mandante do crime. Quatro pesssoas envolvidas no crime, inclusive o filho do suposto mandante, Marcos B., estão presos temporariamente. Ele está no alojamento do Corpo de Bombeiros e os três pistoleiros estão no presídio de Americano.


Os trabalhadores rurais cobram a manutenção da prisão dos acusados e pedem também proteção a João Batista Galdino, também vítima e testemunha do crime. Além disso, o MST exige a desapropriação da fazenda Cambará. No local, os sem terra criaram o acampamento Quintino Lira, onde pretendem desenvolver a agricultura familiar.


Outro lado - Incra e Iterpa se comprometeram a agilizar a destinação da Gleba Pau do Remo para fins de reforma agrária.


A área da fazenda Cambará possui um título de 1994, concedido pelo Iterpa, o qual garante a propriedade da terra a um particular. Segundo a assessoria de imprensa do Incra, essa área é de propriedade da União. De acordo com o órgão, em 1982, as terras foram arrecadadas pelo Incra e registradas nos cartórios de Viseu e Ourém.



Ainda segundo a assessoria do Incra, a reivindicação do MST já estava sendo trabalhada e o caminho agora é judicial para retomada da área. 'Vamos propor que eles desocupem a sede para darmos prosseguimento ao processo. Caso não se chegue a um acordo, o órgão deve solicitar reintegração de posse', disse o assessor de imprensa, Herbert Marcus.



Segundo ele, o Incra vai realizar um levantamento cartorial para verificar a validade do título do proprietário.


Redação Portal ORM

Read more...

CASO PAULO ROCHA

terça-feira, 14 de setembro de 2010

NO DIÁRIO DO PARÁ

TSE indefere candidatura de Paulo Rocha ao Senado
Tamanho da fonte: A- A+O candidato do PT foi considerado inelegível por ter renunciado ao cargo de deputado federal em 2005


O deputado federal Paulo Rocha (PT) teve ontem sua candidatura ao Senado cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), por ter renunciado ao cargo de deputado federal em outubro de 2005. A decisão do ministro Aldir Passarinho Junior considerou condenações anteriores, que julgaram outros candidatos pela Lei da Ficha Limpa. A assessoria jurídica de Paulo Rocha informou que vai ajuizar recurso ao próprio (TSE) contra a decisão.

O DIÁRIO teve acesso à decisão do ministro - que é relator do recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral -, tomada no dia 7 de setembro. Segundo o ministro, o TSE decidiu, recentemente, em acórdão ainda pendente de publicação, que a aplicação da Lei da Ficha Limpa às Eleições 2010 não importa em violação ao artigo 16 da Constituição Federal, por se tratar de norma de direito eleitoral material, que não altera, portanto, o processo eleitoral. Aldir Passarinho reafirmou, ainda, em seu voto, que inelegibilidade não constitui pena, não havendo, portanto, afronta ao princípio constitucional da presunção de inocência.

Ele lembrou também que a lei complementar entrou em vigor ainda antes do início do processo eleitoral. Citando o ministro Arnaldo Versiani, relator de processos anteriores, Passarinho destacou que, quanto ao princípio da irretroatividade da lei (se ela pode ou não alcançar casos passados), a legislação determina a verificação da situação do candidato no momento de seu registro de candidatura. A decisão lembra que dispositivo do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90 (Lei das Inelegibilidades), que foi incluído pela Lei da Ficha Limpa, determina que se considere inelegível, por até oito anos após o termino da legislatura, o político que tenha renunciado a cargo eletivo para evitar a instauração de processo disciplinar contra ele.

O ministro-relator recorda que foi formulada contra Paulo Rocha uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados no dia 14 de outubro de 2005 e, antes do recebimento da denúncia pelo Conselho, o parlamentar renunciou ao cargo no dia 17 de outubro daquele ano.

RECURSO

De acordo com o advogado de Paulo Rocha, Cláudio Bordalo, as alegações do recurso serão as mesmas já apresentadas, sob o argumento principal da irretroatividade da lei como garantia da segurança jurídica. “A lei não pode retroagir para punir ninguém”, explica Bordalo.

O advogado ressalta que candidatos como Paulo Rocha estão tendo registros cassados, mas já se candidataram, foram eleitos e exercem mandato parlamentar, por isso, em sua opinião, uma nova norma jurídica não pode estabelecer um tipo de punição retroativa.

Bordalo acredita que o Supremo Tribunal Federal é quem vai decidir a questão e que o primeiro caso a ser julgado deverá ser o do ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz.

Mas, para o recurso de Paulo Rocha chegar ao Supremo, explica Carlos Bordalo, como a decisão do TSE foi monocrática, é preciso primeiro impetrar agravo regimental ao próprio TSE.

Após a manifestação do órgão eleitoral, ainda caberá embargos se ainda restar dúvidas sobre a matéria. Somente depois dos embargos é que caberá recurso extraordinário ao Supremo.

HISTÓRICO

Paulo Roberto Galvão Rocha exerce o quinto mandato de deputado federal pelo PT. Em 2005, renunciou ao mandato de deputado federal por envolvimento no caso do Mensalão. Em 2006 se candidatou e foi eleito novamente deputado federal. Este ano, disputa o cargo de senador. (Diário do Pará)


NO PORTAL ORM

TSE cassa registro de candidatura de Paulo Rocha ao Senado

O Ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Aldir Passarinho Junior, indeferiu na noite desta segunda-feira (13), o pedido de registro de candidatura de Paulo Rocha (PT) ao senado.


A cassação do registro de Paulo Rocha e mais nove candidaturas foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral ao Tribunal Regional Eleitoral com o argumento de que o atual candidato ao senado quando deputado federal renunciou para não ser cassado, em 2005. O pedido foi negado pelo TRE/PA. O Ministério Público ingressou então com uma ação no TSE.


O candidato ainda pode recorrer ao plenário em 3 dias a partir da data de publicação da decisão, o que deve acontecer nesta terça-feira (14).


Outro lado - A assessoria jurídica de Paulo Rocha, candidato ao Senado Federal pela coligação Frente Popular Acelera Pará, informou por meio de nota que irá recorrer da decisão.


O recurso será interposto para que o plenário da Corte se pronuncie sobre as peculiaridades suscitadas na defesa do candidato e os ministros do TSE votem o parecer do relator que negou o registro de Paulo Rocha.


A defesa de Paulo Rocha se fundamenta no fato de que a renúncia do deputado em 2005 se deu mediante a consideração de fatores jurídicos e políticos, cujos efeitos não implicavam em inelegibilidade.


Redação Portal ORM

Read more...

Paulo Rocha tem candidatura cassada pelo TSE

segunda-feira, 13 de setembro de 2010



O candidato ao Senado pelo PT, deputado Paulo Rocha, acaba de ter cassado o registro de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão foi tomada pelo ministro Aldir Passarinho Junior, relator do processo. Ele decidiu negar o registro da candidatura do deputado federal, usando jurisprudência do próprio TSE.

Isto é, como o conjunto dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral, reunidos em plenário, já havia decidido em casos anteriores semelhantes pela negação do registro da candidatura, o ministro tomou a decisão monocraticamente, ou seja, sem submetê-la ao plenário. A decisão não será votada no tribunal.

A cassação será publicada na ata da sessão de amanhã do TSE. A partir daí, o candidato terá o prazo de três dias para recorrer ao próprio TSE ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Procurado pela reportagem do Diário Online, o candidato não quis falar sobre o assunto e optou por se pronunciar em breve através de nota oficial de sua assessoria.

A cassação do registro do candidato foi pedida pelo Ministério Público Eleitoral do Pará ao Tribunal Regional Eleitoral, juntamente com mais nove outras candidaturas do Estado. O MPE alegou que o candidato era deputado federal e renunciou ao cargo para escapar da cassação, em 2005, sendo portanto enquadrado na Lei Ficha Limpa (Lei 135/2010, de 4/6/2010).

O pedido de cassação foi negado pelo TRE-PA. O Ministério Público Eleitoral entrou então com um Recurso Ordinário ao TSE em 17 de agosto. No dia 18 de agosto, o processo foi remetido ao relator, ministro Aldir Passarinho Junior.


Fonte: Diário Online

Mais informações a qualquer momento.

Read more...

Remo dá vexame e entra `de férias´ até 2011

Não vai ser tão cedo que o Remo vai voltar a dar alegrias para a sua torcida


Era comum a comparação do Remo 2010 com o de 2005. Por uma razão: ambos os times jogavam feio, de forma limitada. Não tinham craques, não encantavam ninguém, mas conseguiram se sustentar com o argumento da eficiência.

Havia uma diferença, contudo. Há cinco anos, quando o Remo se sagrou campeão brasileiro da Série C, a torcida jogava com o time, era como se subisse para cabecear a cada bola cruzada para Capitão, Maurílio e cia. Este ano, não foi exatamente assim. E por ironia do destino, quando o público passou da marca de 20 mil pagantes, quando o Mangueirão parecia reviver os bons tempos, o time de 2010 desandou.

A essa altura, outra diferença já estava estabelecida. Os azulinos de 2005 saíram como vencedores, escreveram seus nomes na história. Os azulinos de 2010, por sua vez, vão engrossar a lista dos fracassados. Aliás, um fato comum, corriqueiro das últimas temporadas da equipe de futebol.

Ontem, foi escrito mais um capítulo nebuloso da crise de identidade do Leão. O empate, 1 a 1, diante do Vila Aurora (MT), foi suficiente para desbancar Giba, Adriano, Lima, Vélber e o resto do time da Série D do Campeonato Brasileiro. A eliminação foi justa, não há o que questionar. O Remo do fatídico dia 12 de setembro não foi diferente das tarde de domingos anteriores. Foi envolvido e só não saiu derrotado do primeiro tempo por obra e graça de Adriano. Perdeu a batalha no setor de meio-campo, parecia bagunçado e a culpa, de acordo com os jogadores, foi do posicionamento equivocado.

Nos primeiros minutos da etapa final, enfim, a mudança de postura. A torcida empurrou, a equipe cresceu. Landu e Giba até vibraram como crianças. É que Vélber aproveitou o bom momento e fez 1 a 0. Mas a normalidade voltou com o gol de empate assinalado por Daniel. Na base do coração, sem tática alguma, com zagueiro virando lateral e atacante, o Remo não conseguiu alterar o placar e sacramentou a sua mais recente queda. Até quando, Leão?

Tradição não ganha jogo, Leão...

O gol do adversário, marcado fora de casa, selou a sorte do Remo no primeiro mata-mata da Série D. A soma dos dois resultados (um 0 a 0 e um 1 a 1) não retratou, como devia, a superioridade do time do Mato Grosso.

O Vila Aurora (MT), com uma filha salarial de R$55 mil, segundo o presidente José Carlos Filho, foi superior duas vezes seguidas ao Remo, que gastava algo em torno de R$300 mil mensalmente, de acordo com informações extra-oficiais. O Oscar das declarações pós–jogo foi do treinador classificado, Carlos Rufino. Sincero, disse que se tratava do dia mais feliz da sua vida profissional e, depois, concluiu com perfeição. “O Remo tem pouco time para a tradição dele”. Rufino já havia dito algo parecido antes do jogo em Belém. Considerou que era possível uma vitória, sem desrespeitar e sem apelar. Dito e feito! “Estou feliz porque acabamos sendo superiores”, afirmou. Do lado de fora do vestiário dos visitantes, gritos eufóricos. Pareceu e pode ter sido o maior feito da história do Vila Aurora.

O lado remista era só desolação. O meia Canindé acabou revelando um pouco do clima após a partida. De acordo com o meia, que admitiu, apesar de não saber explicar a sua fase ruim com a camisa azulina, apenas o companheiro Vélber conversou com o grupo. Na versão, Giba e os demais integrantes da diretoria ficaram em silêncio. Vélber, aliás, mostrou o porquê é um dos jogadores mais vitoriosos do futebol paraense. Saiu de cabeça erguida, cumprimentando a todos e se expondo à ira de poucos torcedores que resolveram protestar. “No futebol, não se pode errar!”, disse o risadinha, explicando, de forma simples, a eliminação. Um grupo de policiais chegou a se posicionar para evitar tumulto, mas não precisou agir.

Questionamentos e desculpas

O reserva Didão foi o dono do discurso mais forte. Evitando polemizar, o meia acabou expondo que esperava ser utilizado como opção para conter a volúpia do adversário a partir do momento em que o Remo conseguiu obter vantagem. “A gente acaba sendo treinador”, comentou, seguindo. “Pensei que iria entrar. Poderíamos ter tirado o Frontini ou o Vélber para fechar mais o meio”, indicou.

Didão até questionou o método de trabalho implantado pela comissão técnica. “Tava rendendo durante os treinamentos, dando o meu máximo, e às vezes não fui nem no banco”, disparou. Por ironia, o meio-campo teve a sua primeira chance no Remo já sob o comando de Giba, ainda durante o Campeonato Paraense no decorrer de um jogo contra o São Raimundo, em Santarém. Terminou o Estadual como titular, porém, perdeu a titularidade com a chegada de Júlio Bastos.

Entre os demais jogadores, ninguém apontou culpado. “Não é o momento de crucificar ninguém”, considerou Gian. Já Zé Carlos, que começou o torneio como principal referência de área e acabou fracassando, falou com o torcedor. “Peço desculpas. Ano passado (quando atuou pelo Paysandu), fui feliz aqui. Infelizmente, não deu para repetir as boas atuações”, lamentou. “A gente não pode tirar o mérito do Vila. Eles apresentaram um futebol belíssimo”, exagerou. Landu pontuou que o momento exige um determinado comportamento. “Todos têm que assumir a responsabilidade. Não só eu, porque todo mundo joga”.

Fonte:Diário do Pará

Read more...

Filho de Erenice Guerra comanda esquema de lobby no Planalto

domingo, 12 de setembro de 2010

Reportagem de VEJA revela acordos milionários entre empresários e órgãos do governo. Ministra facilitou esquema, que envolveu o pagamento de propina

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, participam da cerimônia de assinatura do contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em 26 de agosto de 2010 (Sérgio Lima/Folhapress)


A edição de VEJA desta semana traz à tona um caso surpreendente de aparelhamento do estado. Sua figura central é Erenice Guerra, ministra-chefe da Casa Civil, sucessora de Dilma Rousseff no cargo. A reportagem demonstra que, com a anuência e o apoio de Erenice, seu filho, Israel Guerra, transformou-se em lobista em Brasília, intermediando contratos milionários entre empresários e órgãos do governo mediante o pagamento de uma "taxa de sucesso". A empresa de Israel se chama Capital Assessoria e Consultoria. Não bastasse fazer uso da influência da ministra para fazer negócios, a "consultoria" ainda tem como sócios dois servidores públicos lotados na Casa Civil.

“Fui informado de que, para conseguir os negócios que eu queria, era preciso conversar com Israel Guerra e seus sócios”, relata a VEJA Fábio Baracat, empresário do setor de transportes que, no segundo semestre do ano passado, buscava ampliar a participação de suas empresas nos serviços dos Correios. Baracat seguiu o conselho em aproximar-se de Israel, que, depois de alguns encontros preliminares, levou-o para um primeiro encontro com sua mãe. Nessa época, Dilma Rousseff ainda era a titular da Casa Civil e Erenice, seu braço direito. "Depois que eles me apresentaram a Erenice, senti que não estavam blefando", conta Baracat - que teve de deixar para trás caneta, relógio, celular ─ enfim, qualquer aparelho que pudesse embutir um gravador ─ antes da reunião.

O empresário contratou os préstimos da Capital Assessoria e Consultoria, e passou a pagar 25 000 reais mensais, sempre em dinheiro vivo, para que Israel fizesse avançar seus interesses em órgãos do estado. Se os negócios das empresas de Baracat se ampliassem, uma "taxa de sucesso" de 6% seria paga.

Houve mais encontros com Erenice. No último deles, em abril deste ano, quando ela já havia assumido o ministério - o mais poderoso na estrutura governamental, sempre é bom lembrar - registrou-se um diálogo, no mínimo, curioso. Incomodada com o atraso de um dos pagamentos, disse Erenice: "Entenda, Fábio, que nós temos compromissos políticos a cumprir." A frase sugere que parte do dinheiro destinado a Israel Guerra era usada para alimentar o projeto de poder do grupo que hoje ocupa o governo.

O lobby de Israel Guerra, com patrocínio materno, trouxe dividendos para as empresas de Fabio Baracat. Nos dois meses que se seguiram ao último encontro com Erenice, ele obteve contratos no valor de 84 milhões de reais com os Correios. Estima-se, portanto, que a Capital Assessoria e Consultoria tenha embolsado algo em torno de 5 milhões de reais em todo o processo.

O polvo no poder - O esquema no alto escalão do governo também inclui Vinicius Castro, funcionário da Casa Civil, e Stevan Knezevic, servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) hoje lotado na Presidência. Eles são parceiros de Israel Guerra. Como a Capital tem sede na casa do proprio Israel, o trio recorre a um escritório de advocacia em Brasília para despachar com os clientes. Ali trabalha gente importante. Um dos advogados é Marcio Silva, coordenador em Brasília da banca que cuida dos assuntos jurídicos da campanha presidencial de Dilma Rousseff. Outro é Antônio Alves Carvalho, irmão de Erenice Guerra.

Em resposta à reportagem, a ministra-chefe da Casa Civil mandou um assessor informar que “o seu sigilo bancário está disponível para verificação”.

Fonte: Site Veja

Read more...

V CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM SANTA LUZIA DO PARÁ

Foto: Santa Luzia Online


A Paróquia de Santa Luzia, Diocese de Bragança, realizou uma grande procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em seu 5º ano de tradição. O que se percebe é que a cada ano o número de romeiros aumenta, tornando a festa mais bonita.
A procissão passou pelas principais ruas de nossa cidade, saindo da construção da Igreja de Nazaré com destino à Praça da Matriz onde houve a Celebração da Santa Missa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2010.
Depois da Celebração haverá almoço e leilões na Barraca da Santa.E lembrando que às 15:30 tem o Bingão de Nazaré, a cartela custa R4 10,00.
Estão de parabéns o Pe. Elias e sua equipe organizadora do evento.
E boa sorte para quem comprou o bingo.

Read more...

Remo precisa da vitória para passar de fase

A tradição, a torcida e, de quebra, o maior investimento, estão do lado do Remo. Mas, é fato que o jogo contra o Vila Aurora (MT) é de alto risco. Por uma razão. Tomar um gol, hoje a partir das 17h no Mangueirão, não é um mero detalhe, como diria Carlos Alberto Parreira. Seria problemático, um tiro no pé para a expectativa dos azulinos no sentido de seguirem vivos no Campeonato Brasileiro da Série D.



O Remo correrá em busca de uma vitória simples. É o único resultado que interessa. Empate com gols classifica o adversário. Na hipótese de um placar zerado se repetir, eis que o fantasma da cobrança de penalidades máximas voltará a assombrar. Fantasma porque as últimas lembranças são extremamente doloridas para a massa remista.

Em 2005, insucessos na “marca do cal” fizeram o império azul-marinho ruir para o arquirrival Paysandu. Foram duas quedas em finais de turno do Parazão. Como se não bastasse, o fato se repetiu um ano depois. Novamente, a dupla Re-Pa decidiu o primeiro turno. Resultado: 4 a 3, placar das penalidades afavor da turma da Curuzu.



Em Brasileiros, também há uma queda seguindo este estilo. Foi em 1996. Um 4 a 2 favorável a um Londrina, com um pé mais certeiro para os pênaltis. Argumentos suficientes para causar uma repulsa. Para causar, sobretudo, a busca incessante pelo gol. (Não) Te cuida, Vila Aurora!

Fonte: Diário do Pará

Read more...

Águia vence e São Raimundo é rebaixado para a D

sábado, 11 de setembro de 2010

Basta o Azulão vencer o Fortaleza para seguir na próxima fase da Série C




O Águia de Marabá venceu o São Raimundo por 2 a 0, gols do lateral-direito Vander e do atacante Torrô. A partida aconteceu no estádio Barbalhão e, com esse resultado, o Azulão continua com chances de classificação à próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C, enquanto que o Pantera foi rebaixado para a Série D de 2011, competição onde foi campeão, em 2009.

Jogo complicado, corrido. Era necessária muita entrega pelo resultado positivo. Na base da vontade, quase o São Raimundo abre o placar. O lateral-direito Ceará tentou encobrir o goleiro Alan, mas a bola tocou na trave. Até que o Águia reagiu, precisando da vitória para seguir em frente na Série C. Vander chutou a primeira vez. Labilá defendeu. No segundo lance, o lateral do Azulão não titubeou: 1 a 0 para os marabaenses.

Percebendo os erros da sua equipe, o técnico Sebastião Rocha sacou Michel para a entrada de mais um atacante, Branco. Michel saiu irritado, tirou o uniforme no meio do campo e recebeu cartão amarelo. E se a fase não é boa... Labilá, um dos grandes goleiros do futebol paraense, falhou feio, e os aguianos quase marcam o segundo no embate. Contudo, o alvinegro conseguiu segurar o placar, visando uma melhora no segundo tempo.

Para a segunda etapa, o São Raimundo voltou com mais vontade. Logo no início, Branco chutou na trave. Em seguida, o mesmo Branco testou, mas Alan colocou para escanteio. Era pressão do clube santareno. Porém, não adianta pressionar sem marcar o gol. Em lance pela esquerda, o atacante Torrô deixou Labilá pelo caminho e fez o segundo gol do Águia no jogo. Era o suficiente para rebaixar o clube de Santarém para a Série D de 2011. (Gustavo Pêna, Diário Online)

São Raimundo: Labilá; Ceará, Pedro Paulo, Preto Marabá e Sousa; Beto, Marcelo Pitbull. Paulo de Tárcio (Daniel) e Michel (Branco); Paulo Rangel e Gabriel (Max Jari)

Técnico: Sebastião Rocha

Águia: Alan; Sinésio, Bernardo, Ari e Vander (Marcondes); Darlan, Jaime, Analdo e Diego Biro; Felipe Mamão (Samuel Lopes) e Torrô (Tiago Marabá)

Técnico: João Galvão

Cartão amarelo: Michel e Beto (SR); Darlan e Diego Biro (AGU)

Situações dos clubes no Campeonato Brasileiro da Série C:

Paysandu: Ainda líder do Grupo A da competição, com 14 pontos, já está classificado.

Próxima partida: Paysandu x Rio Branco (AC). Próximo domingo (19), às 16h, no estádio Arena da Floresta

Águia de Marabá: Segundo colocado, com 11 pontos. Se empatar com o Fortaleza, na próxima rodada, está classificado.

Próxima partida: Águia x Fortaleza. Próximo domingo (19), às 16h, no estádio Zinho Oliveira

Fortaleza (CE): Terceiro colocado, com 11 pontos, precisa vencer o Águia para seguir no mata-mata.

Rio Branco (AC): Quarto colocado, com sete pontos. Se manteve na Série C de 2011.

São Raimundo: Quinto colocado, com três pontos. Rebaixado para a Série D de 2011.


Fonte: Diário Online

Read more...

Vantagem de Dilma é de 23 pontos, indica pesquisa

O debate em torno da violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do presidenciável José Serra (PSDB), não alterou o quadro eleitoral - ao menos em termos nacionais. Dilma Rousseff segue na frente, com 50% das intenções de voto, segundo o instituto Datafolha.

A candidata do PT manteve o porcentual obtido na pesquisa anterior, feita há uma semana. Já Serra oscilou de 28% para 27%, e Marina Silva (PV), de 10% para 11% - ambos dentro da margem de erro do levantamento.

A estabilidade dos números totais oculta algumas variações regionais. Em importantes colégios eleitorais do Nordeste, Dilma subiu e Serra caiu.

Na Bahia, por exemplo, a petista passou de 60% para 64% e ampliou sua vantagem em relação ao principal adversário de 38 para 46 pontos porcentuais. Em Pernambuco, Dilma lidera por 67% a 18% - há uma semana, o placar era de 62% a 21%.

O escândalo da violação de sigilo - levado ao horário eleitoral por iniciativa de Serra - fez com que a candidata do PT perdesse eleitores no eleitorado de maior renda e escolaridade. No segmento com escolaridade superior, por exemplo, ela caiu cinco pontos porcentuais.

Em ambos os casos, foi Marina quem se beneficiou - os números do tucano praticamente não variaram.

Fonte: AE

Read more...

Serra promete mínimo de R$ 600,00

O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, afirmou ontem que, se for eleito, vai propor que o salário mínimo passe a valer R$ 600 já no início de seu mandato.

“É perfeitamente possível que, em vez dos R$ 538, o salário mínimo seja de R$ 600”, disse. Questionado sobre a origem do recurso necessário para bancar o impacto desse reajuste sobre as contas do governo, ele afirmou que “hoje há muito desperdício, muita gordura para ser eliminada”.

Serra fez campanha hoje à tarde em São Gonçalo (região metropolitana do Rio), onde conversou com eleitores durante caminhada por uma rua comercial do distrito de Alcântara. Ele estava acompanhado pelo candidato a vice em sua chapa, o deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ).

Devido ao tumulto provocado pela concentração de jornalistas, correligionários e curiosos, Indio chegou a usar um megafone para pedir que as pessoas se afastassem da aglomeração e deixassem espaço para Serra caminhar.

PRAGA

O candidato tucano à Presidência, José Serra, afirmou que se a petista Dilma Rouseff vencer a disputa o presidente Lula não conseguirá se eleger “nem a deputado” em 2014.

O ex-governador de São Paulo afirmou que, se Dilma for eleita, “o país não irá bem”.

“O modelo Lula se esgotou. Botar lá gente que vai continuar com essa privatização do Estado, com os abusos, o desrespeito à democracia, incompetência, desconhecimento da realidade, governo publicitário é um risco muito grande para o Brasil”, disse, durante sabatina do jornal “O Globo”, no Rio.

O tucano voltou a comparar Dilma com o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o presidente Lula a Paulo Maluf. “É igual ao Maluf. Escolheu alguém perto da inexistência. Só falta dizer para não votar mais nele se ela não fizer um governo bom”.

CABO ELEITORAL

O presidente do PSDB de São Paulo, deputado Mendes Thame, divulgou uma nota para criticar declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o partido.

“O presidente vem constantemente confundindo os papéis de líder da nação e o de cabo eleitoral. Ao contrário do que prega em seus discursos, ele faz críticas ao PSDB baseadas em divergências políticas ou julgamentos pessoais, mas jamais em fatos”, afirma em nota.

O deputado ainda lista uma série de projetos do PSDB nos 16 anos no governo de São Paulo e afirma que esses projetos são provas de que o partido está preparado para um debate de alto nível.

Fonte: Folhapress

Read more...

Eleição: apuração será divulgada via Google Earth

Os eleitores brasileiros terão mais uma ferramenta para acompanhar de perto o pleito deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou uma parceria com a Google para que o programa Google Earth exiba, em tempo real, dados da apuração dos votos para presidente, governador e senador.

A ferramenta interativa ficará disponível por meio de um link no site do TSE após o início da contagem dos votos, no dia 3 de outubro. Uma vez acessado o programa, o eleitor poderá clicar em cada uma das 26 capitais mais o Distrito Federal para acompanhar os últimos números referentes à disputa local.

Ao clicar em determinado estado, o programa apontará para um ponto turístico da capital e exibirá dados dos dois candidatos mais votados para governador e senador, além da porcentagem de urnas apuradas até o momento do acesso. Os dados sobre a disputa presidencial serão mostrados quando o eleitor clicar em Brasília.

Fonte: ABr

Read more...

Vendas de carros flex atingem 86,8% em agosto

As vendas de automóveis e veículos comerciais leves modelo bicombustível (flex) somaram 257.320 unidades em agosto, com uma participação de 86,8% da categoria. O resultado indica uma retração em relação ao desempenho de agosto de 2009, quando a fatia era de 89,5%, com 221.469 unidades. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

No acumulado do ano até agosto, foram vendidos 1.799.652 veículos flex, o equivalente a 86,6% das vendas de automóveis e veículos comerciais leves no período. No ano de 2009, a participação dos bicombustíveis nas vendas foi de 88,2%, ou 2.652.298 unidades.

EMPREGOS

A Anfavea informou ainda que o setor automotivo encerrou o mês de agosto empregando 132.978 pessoas, o que representa uma ligeira alta de 0,7% em relação julho. Em relação a agosto de 2009, houve uma alta de 10,3% no número de empregados. A área de autoveículos exibiu um acréscimo de 0,4% no contingente de empregados, saindo de 114.317 em julho para 114.793 funcionários no mês seguinte. Em relação a agosto de 2009, o aumento no contingente de empregados foi de 8,1%. O segmento de máquinas agrícolas viu sua força de trabalho subir 2,8% ante julho, para 18.185 trabalhadores. Em relação a agosto de 2009, a alta foi de 26,5%.

Fonte: AE

Read more...

Yamaha vai lançar moto elétrica




A fabricante de motos japonesa Yamaha anunciou nesta quarta-feira (14), no Japão, o início das vendas da pequena motocicleta elétrica EC-03 no dia 1º de setembro, na região de Tóquio. No resto do país, a scooter ecológica chegará às lojas no dia 1º de outubro. Com o modelo, a Yamaha quer se tornar líder de vendas no segmento de motos elétricas.

O modelo de 50 cc tem preço sugerido de US$ 2,7 mil (R$ 4.729). De acordo com a Yamaha, a moto tem autonomia para rodar 43 quilômetros e atinge 30 km/h. A expectativa da fabricante é vender 1 mil unidades do modelo por ano.

Fonte: G1, com informações da France Presse

Read more...

RG único entra em vigor a partir de dezembro

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As carteiras de identidades passarão a ser substituídas, a partir de dezembro, pelo Registro de Identificação do Cidadão (RIC). Trata-se de um número único de registro de identidade civil, disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital, que promete pôr um fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos.

A nova identidade, criada pela Lei 9.454/97, teve origem em projeto de lei (PLS 32/95) de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) e vai poder substituir, num só documento, os números da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Título de Eleitor e do PIS/Pasep, entre outros.

O senador ressaltou, por meio de sua assessoria, que o novo cartão deve simplificar o processo de obtenção de documentos e sanar o problema com homônimos, uma vez que, além do conjunto de informações digitalizadas, conterá a impressão digital do portador.

Segundo informações do Ministério da Justiça, o novo documento terá como informações obrigatórias nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição, além da data de validade do cartão. Já o antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como o tipo sanguíneo e a condição de ser ou não doador de órgãos.

Constará ainda do novo cartão um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que agiliza, segundo informações do Ministério da Justiça, o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no RIC.

Para armazenar e controlar o número único de Registro de Identidade Civil e centralizar os dados de identificação de cada cidadão, o governo criou ainda o Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. Os estados e o Distrito Federal, que participarão do novo sistema por meio de convênio com a União, ficarão responsáveis pela operacionalização e atualização desse cadastro, em regime de compartilhamento com o órgão central.

O Ministério da Justiça prevê concluir a substituição dos documentos até 2019.


Fonte: AGÊNCIA SENADO

Read more...

Advogados correm para derrubar Ficha Limpa no STF

Para driblar a Ficha Limpa, advogados de políticos barrados pela Justiça Eleitoral têm corrido para derrubar a lei no Supremo Tribunal Federal. Mas o sucesso das estratégias pode esbarrar num problema prático: o desfalque do tribunal.

Para declarar inconstitucional a lei, são necessários 6 votos. Com 10 ministros em plenário e com a possibilidade de um empate, a definição sobre a lei dependeria da nomeação do substituto do ministro Eros Grau, que se aposentou em agosto.

Desde o início da semana, os recursos ao Supremo multiplicam-se. Os instrumentos e argumentos são os mais diversos. Os advogados afirmam que a Lei da Ficha Limpa aprovada pelo Congresso neste ano só deveria produzir efeitos a partir de 2011.

Um processo, enviado na quarta-feira, contesta o trecho da lei que prevê a inelegibilidade de 8 anos para o político que tiver mandato cassado por compra de voto. Até o momento, os pedidos que chegaram ao STF foram decididos isoladamente pelos ministros Nos dois casos mais recentes, em que os advogados defendiam que a lei só vigora a partir de 2011, os processos não foram sequer conhecidos. Por isso, não serão levados a plenário.

Joaquim Roriz (PSC), candidato ao governo do Distrito Federal, e Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB), candidato a deputado no Ceará, tiveram azar de ter processos analisados por dois ministros que sabidamente defendem a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa: Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa.

Os mesmos advogados, depois que os processos foram distribuídos para esses ministros, entraram com outro pedido, desta vez em nome da candidata ao Senado pelo Distrito Federal, Maria de Lourdes Abadia (PSDB). Este processo será relatado pelo ministro Gilmar Mendes, que já indicou ter dúvidas sobre a constitucionalidade da lei.

O processo mais recente a chegar ao STF foi distribuído para um quarto ministro - Celso de Mello. Candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior contesta o aumento do seu período de inelegibilidade - de 3 para 8 anos - por conta da aplicação da nova lei. Expedito teve o mandato cassado por compra de voto e abuso do poder econômico.

Fonte: AE

Read more...

Com 3 novos cursos, UFPA ofertará 6.200 vagas

As inscrições para o vestibular começam dia 20 deste mês, com taxa de inscrição a R$ 40


A Universidade Federal do Pará (UFPa) vai iniciar, a partir do próximo dia 20, as inscrições para o processo seletivo 2011. Os candidatos podem fazer o processo online, através do site da universidade. A data da inscrição foi discutida em uma reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada ontem. De acordo com Marilúcia de Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos (CEPS), os candidatos terão, aproximadamente, um mês para efetuar a inscrição no vestibular.

A taxa de inscrição será de R$40,00. Quem quiser solicitar a isenção da taxa também poderá fazer através do site. “Os candidatos devem estar atentos ao período para pedir a isenção. As informações devem estar disponíveis também a partir do dia 20”, afirma a diretora. Este ano, a UFPa vai utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do vestibular 2011. A segunda prova está prevista para o dia 19 de dezembro.

A universidade deve ofertar quase 6.200 vagas para o certame 2011. A proposta inicial era de 6.133, mas como foi solicitada a inclusão de mais três cursos, o número de vagas deve aumentar. Os três novos cursos serão nos municípios de Cametá, Soure e Marabá. Entre os novos cursos está o de Sistema de Informação, que será ofertado pela primeira vez em Cametá.

VESTIBULINHO

O edital da Mobilidade Acadêmica Externa 2010 (Mobex), mais conhecido como vestibulinho, já está disponível na página eletrônica do CEPS. São ofertadas, aproximadamente, 250 vagas para alunos de graduação de outras instituições de ensino superior e alunos que já concluíram cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições terão início hoje e vão até o dia 03 de outubro. O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até o dia 04 de outubro. Interessados em conseguir isenção devem fazer inscrição entre os dias 10 e 17 de setembro.

ISENÇÃO

Os interessados em obter a isenção à taxa de inscrição devem ficar atentos a partir do dia 20 deste mês, quando a UFPA deverá dar todas as informações sobre os pedidos e o prazo para as solicitações.

Fonte: Diário do Pará

Read more...

Cidade de Marabá cresce e assombra o Brasil

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Revista nacional destaca crescimento de Marabá, que é comparada na reportagem aos “Tigres Asiáticos”


“Tigre da Amazônia”. A mais recente denominação dada a Marabá, em reportagem da revista Veja, reforça o crescimento apresentado pelo município do sudeste paraense nos últimos anos. Em alusão a “Tigres Asiáticos” – países da Ásia com altos índices de crescimento econômico e interferência no mercado mundial na década de 1980 -, a revista coloca Marabá como a 2ª maior em crescimento anual (19,7%) dentre as cidades médias (de 100 mil a 500 mil habitantes), numa lista que traz as vinte “metrópoles do futuro do Brasil”. Só perde para Hortolândia (SP), que cresce a uma taxa de 22,6% ao ano.

Há algum tempo as especulações sobre o crescimento do município e dos futuros investimentos na região permeiam o bate-papo de moradores, conversas de empresários e discursos de políticos... Mas o que disso tudo é fato ou só especulação? A cidade está preparada para enfrentar os desafios que o crescimento traz aos gestores públicos? E a população de Marabá, o que vê e o que espera desse momento?

A economia de Marabá sempre viveu de ciclos da borracha, da castanha-do-pará, das madeireiras, do gado e, agora, começa uma fase siderúrgica e industrial, que chega prometendo muito e já rendendo frutos e promessas em muitos outros setores.

O escritor João Brasil, 84, natural de Altamira, que mora há 78 anos em Marabá, só viu um tigre de perto há muito tempo, na região do Araguaia. A denominação do município como um “imponente animal” não lhe causa estranheza... Brasil, que sobreviveu do rio Tocantins por muito tempo atuando como marítimo, sempre soube que Marabá um dia ia prosperar. “Quem é banhada por um rio como esse só pode estar fadada à riqueza. A cidade cresceu muito, tem potencial para crescer em muitas áreas. Hoje, Marabá não é nem de longe aquele cidade tranquila, que eu aprendi a gostar e amar. Ela não para de crescer...”, diz saudoso.

A comparação com os países asiáticos definitivamente não foi um exagero, para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro. Apesar de não existirem dados atuais do boom econômico do município, a percepção de crescimento do apaixonado Brasil se confirma, sim, através de alguns indicadores, que sinalizam a boa fase econômica. “O aumento considerável do consumo de energia elétrica, a geração de empregos acima da média brasileira, o consumo de cimento, de bens duráveis, o volume de veículos circulando”, reforça Maurílio.

Dados analisados e sistematizados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em informações do Ministério do Trabalho, confirmam o bom desempenho da economia. Em julho de 2010 foram feitas 1.485 admissões no setor formal. A construção civil foi a que mais cresceu (0,69%), seguida do comércio (0,48%) e do setor de serviços (1,03%). Nos primeiros sete meses de 2010, em Marabá, foram feitas 10.308 admissões, crescimento de 3,10%. O setor que mais ofertou vagas foi o extrativo mineral.

O secretário destaca a atenção dada ao Distrito Industrial de Marabá. Na fase 1 (2007), houve a ampliação e revitalização da área, e também a instalação da Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras). Na fase 2, houve a aquisição de novos lotes para instalar as indústrias de diversas áreas; e na fase 3, a atual, está sendo feita a desapropriação de áreas para a instalação de siderúrgicas, como a Aços Laminados do Pará (Alpa).

Para Monteiro, todas as conquistas resultam da articulação dos governos municipal, estadual e federal e da iniciativa privada. A aprovação da lei da regulação fundiária, por exemplo, para o secretário, trouxe um novo momento na região, “que ainda é de muitos conflitos. Mas que antes, não havia legislação para estabelecer os critérios. A Assembleia aprovou lei que cria sete tipos de ocupação e traz as regulamentações para os que já ocuparam a terra pública”.

Aço produzido na cidade vai para todo o Brasil

Comemorando a fase próspera, o secretário municipal de Comércio e Indústria de Marabá, João Tatagiba, abre um parêntese para relembrar a crise, no final de 2008, que provocou a paralisação das atividades em sete das dez guseiras da região. “A crise econômica mundial comprometeu uma linha de produção que representava 30% do ferro-gusa no Brasil. Foi um momento difícil para o município. Houve muito desemprego. E a situação era de incertezas... O comércio foi prejudicado”, relembra. “Nosso parque industrial deve retomar o fôlego. Hoje Marabá tem despertado a atenção das mais diversas empresas para se instalar aqui, desde estaleiros a fábricas de leite”.

Tatagiba reforça que a implantação da Sinobras trouxe esse novo momento de prosperidade. “É hoje a nossa joia da coroa”, diz o secretário. A primeira usina siderúrgica integrada de aços longos para construção civil do Norte e Norte deu início ao inédito processo de verticalização do minério de ferro no Estado. Produzindo vergalhões, fio-máquina e trefilados, a Sinobras gera hoje mais de 1.700 empregos diretos e cinco mil indiretos. É a maior folha salarial do município, depois da Prefeitura e do Exército.

Hoje a produção de aço atende o mercado local e a todo o país. Ian Correa, vice-presidente

da Sinobras, destaca que quase 35% das compras feitas pela empresa são de empresas da região. E até junho de 2010 foram

R$ 330 milhões em valores negociados com os fornecedores. A siderúrgica é a maior recolhedora de ICMS do sudeste do Pará.

A Sinobras está operando com 90% da sua capacidade produtiva. Ou seja, ainda há o que crescer.

Violência é um dos maiores problemas

Todo esse crescimento que fez Marabá parar nas páginas da Veja vem acompanhado de

muitos problemas que o município tem de enfrentar desde então. Para João Brasil, a insegurança, sem dúvida, é o que de pior o desenvolvimento trouxe. “Hoje, aqui em Marabá, você sai de casa na incerteza de que vai voltar. Assaltos, roubos, espancamentos... mancham a história do município”. Segurança, transporte e habitação estão no topo das áreas que devem estar na lista dos gestores e até da iniciativa privada, seguida pela saúde e formação de mão de obra (educação).

Segundo levantamento recente feito pelo núcleo local da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), em Marabá existem nada menos de 22 áreas sem documentação, onde moram 80 mil pessoas (o equivalente a 40% da população de Marabá).

Entre essas 22 áreas estão bairros consolidados, mas há muitas invasões mesmo, onde ainda existe litígio judicial entre ocupantes e proprietários. Quem mora em área de invasão, geralmente, é porque não tem condição de pagar um aluguel.

O menor valor de aluguel em Marabá está na faixa dos R$ 300. Um quitinete dos menores, se for no Núcleo Cidade Nova, não fica por menos de R$ 500 por mês. “As pessoas não podem morrer de fome para pagar um aluguel”,observa o advogado Jorge Luiz Ribeiro, que durante muitos anos integrou a SDDH e hoje faz Mestrado em Belém.

Ribeiro alia o problema da falta de moradia com a insegurança, porque nas invasões não há iluminação pública, nem serviço regular de coleta de lixo e limpeza das ruas. Nas ocupações não existem escolas por perto.

No entendimento dele, tudo isso forma um quadro propício para a criminalidade. “Enquanto o Estado continuar negando direitos básicos aos cidadãos, a polícia vai continuar por aí, pelas ruas, cortando o mal pelas folhas e não pela raiz”, desabafa.

E quem vive no subúrbio, sem segurança, longe do sushi que encantou a jornalista da Veja que esteve em Marabá, enfrenta também outro problema sério: o transporte público.

As únicas duas empresas que fazem o transporte coletivo em Marabá (Transbrasiliana e Viação Cidade Nova) contam com apenas 50 ônibus para transportar 700 mil pessoas por mês, segundo informou José Sidney Ferreira, presidente do Sindicato Regional dos Trabalhadores Rodoviários. Como o serviço dos ônibus sempre foi precário – até porque as duas empresas agem como se fossem uma só, formando um oligopólio,surgiu em Marabá o mototaxi. Hoje são mais de 2.500, entre cadastrados e clandestinos.

Além disso, nos últimos 24 meses apareceu em Marabá – e chegou para ficar – o serviço de táxi-lotação. São mais de 100 veículos fazendo em média 500 mil corridas por mês.

A escassez de mão de obra local é um problema que preocupa as empresas já instaladas e as que pretendem se instalar. É comum se ouvir nas ruas de Marabá que os empregos não serão preenchidos pelos moradores da cidade, devido à baixa qualificação motivada pela pouca oferta de cursos específicos, técnicos e superiores.

Ian Correa, da Sinobras, lembra que para a siderúrgica ser instalada em Marabá, o primeiro passo foi tentar reduzir esse déficit de pessoal, com o incentivo à realização de cursos. “No início, há dois anos, tínhamos apenas 25% de colaboradores sendo do município e região. Hoje, esse percentual é de 63%”, ressalta. Em algumas áreas, como a construção civil, já faltam profissionais.“Às vezes temos dificuldade para conseguir um pedreiro, um marceneiro para realizar algumas pequenas obras dentro da empresa”, conta Correa.

Cerca de 500 empresas vão se instalar até 2011

“Falamos muito em investimentos futuros, mas existe muito de realidade já. Temos uma imobiliária que se instalou aqui e já comercializou um condomínio com aproximadamente 500 unidades habitacionais, que serão entregues no ano que vem. Marabá se consolida como uma cidade polo, de vocação mineral e de serviço”, diz Gilberto Leite, presidente da Associação Comercial de Marabá.

Na paisagem ainda muito empoeirada de Marabá, hoje se destacam alguns canteiros de obras que, com investimentos públicos (municipais, estaduais e federais) e privados, prometem dar uma nova cara ao município, em diversas áreas. São obras de infraestrutura urbana, prédios públicos, universidades, mineradoras e shoppings. Leite informa que cerca de 500 empresas estão se instalando no município até o ano que vem. Segundo ele, nos últimos anos, a população cresceu em torno de 15% ao anoe a variação do PIB tem sido acima da média. “Esse crescimento tem a ver com projetos de siderurgia e também de logística. Todo o empresariado está muito confiante”.

A região se prepara para receber a siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa), considerada um marco na indústria da Amazônia. “A Alpa está para a Amazônia, assim como aCompanhia Siderúrgica Nacional está para o país. Vai ser dez vezes maior que a Sinobras”, compara o secretário Maurílio Monteiro. “Com a instalação da Alpa e Aline (Aços Galvanizados) serão criados, pelo menos, 30 mil empregos para a região de Marabá”.

A Alpa deve entrar em operação num prazo de três anos. A expectativa é muito boa, considerando o saldo positivo da balança comercial do minério de ferro no mundo inteiro.

“A Alpa vai fazer a placa de aço. A maior parte dela ia ser exportada. Decidimos associar a Sinobras à Alpa para fazer a ‘Aline’. Ou seja, pegar as placas e laminá-las aqui mesmo para produzir bobinas de aço a frio e a quente, além do aço galvanizado.

Delas poderão ser feitos vários tipos de produtos: carcaças de caminhões, vagões de trem e produtos de linha branca”, explicou Ian Correa.

MAIS EMPREGOS

O anúncio da construção do shopping Center Pátio Marabá também é um indicador do bom momento para o município. O empreendimento do Grupo Leolar, que é da região, terá mais de 39 mil metros quadrados de área construída. Grandes lojas já confirmaram espaço no shopping, que deve gerar 12 mil empregos diretos e indiretos para a região. O shopping vai agregar dois hotéis do grupo Solare, reunindo 247 unidades habitacionais, além de uma torre comercial com 168 salas. A previsão de

conclusão é em 2012.

A Universidade da Amazônia (Unama) também já anunciou este ano que vai construir um campus da instituição em Marabá. E a Universidade Federal do Pará (UFPA) já está com o terreno para construir sua nova sede no município, com vistas a aumentar a oferta de cursos e vagas, incluindo mestrados e doutorados. E o início da Universidade do Sul e Sudeste do Pará, que terá Marabá como polo.

Fonte: (Diário do Pará)

Read more...

Desfile militar lota a Aldeia Amazônica no feriado

Muitas pessoas lotam a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, em Belém, desde o início da manhã desta terça-feira (7), para o desfile militar do Dia da Independência.

A abertura da parada, com a banda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), teve início as 9h, mas muitos se aglomeraram na avenida Pedro Miranda desde muito cedo, sob forte calor e sol. Ao contrário da avenida Presidente Vargas, antigo palco do desfile, a Aldeia não tem sombras que permitam fugir ao sol.

O autônomo José Carlos, de 40 anos, é uma das pessoas que já veio várias vezes ao desfile. "Já fui militar e smepre que não viajo no feriado, trago a família para assistir", afirmou.

Emoção também sente quem participa do desfile. É o caso do escoteiro marítimo Erlem Ribeiro, de 17 anos, que levará a bandeira do Brasil pela segunda vez. "Nem tenho palavras pra explicar a emoção. Enquanto puder, quero participar do desfile", disse.
TRÂNSITO

Várias transversais que ligam as avenidas Marquês de Herval e Pedro Miranda estão fechadas por causa do desfile. Todas as travessas entre a Humaitá e a Dr. Freitas estão fechadas, assim como a travessa Três de Maio e a rua Antônio Everdosa. Aeronáutica, Detran e CTBel orientam os motoristas sobre as vias que devem ser usadas para tráfego de veículos.

Fonte:(Diário Online)

Read more...

Quem Somos

Santa Luzia em Foco
Travessa Tito Franco, 89
Centro - Santa Luzia do Pará - PA
Mais um blog do Grupo Mauro Cabral

Todas as Postagens

  © Santa Luzia em Foco Todos os Direitos Reservados by Mauro Cabral 2010

Voltar Início