0

Mega da Virada 2011

sábado, 31 de dezembro de 2011

Dentre os 5 ganhadores tem um paraense de Belém, que deve levar mais de 35 milhões de reais.

Read more...

Feliz 2012!

O Blog Santa Luzia em Foco deseja a todos os visitantes e, em especial, ao público de Santa Luzia do Pará, um 2012 repleto de realizações.

Read more...

@tu@liz@ndo

O Natal dos luzienses neste ano de 2011 foi marcada por várias festas residenciais por meio de ceias em família.


Cachoeira do Piriá completou 16 anos de emancipação no último dia 28/12, e a prefeitura realizou um dia todo de festejos com sorteios e bingos. À noite, várias inaugurações e um show pirotécnico, e festa até ao amanhecer.


Prefeitura de Santa Luzia do Pará de uma forma inédita, faz uma festa de Reveillon em plena avenida.


Concurso Público de Cachoeira do Piriá: Através de Licitação foi contemplada para a realização do referido concurso, a empresa Instituto Bezerra Nelson do Piauí, conhecido também como Instituto Vicente Nelson - IVIN, essa mesma empresa realizou, recentemente, os concursos dos municípios de Bragança e Nova Timboteua.


O 1º período letivo 2012 da UFPA começa na segunda (02/01/2012) e vai até 01/03/2012. Muitos professores e estudantes universitários já estão se organizando para mais esse período de correria, inclusive eu.

Read more...

Jader Barbalho já tomou posse no Senado

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011



O senador Jader Barbalho (PMDB) tomou posse no Senado Federal, na tarde de hoje (28), logo após reunião da Mesa Diretora. Jader foi empossado pela presidente em exercício, Marta Suplicy (PT-SP), conforme prevê o Regimento Interno do Senado para posses ocorridas durante o recesso parlamentar. A cerimônia, bastante concorrida, foi realizada no gabinete da presidência do Senado.
A solenidade contou com a presença dos senadores Waldemir Mocka (PMDB-MT), Vicente Claudino (PCdoB-AM) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA), além dos deputados federais paraenses Asdrúbal Bentes e José Priante, ambos do PMDB.
Neste momento, Jader participa de uma reunião com líderes do PMDB no Senado. Após a reunião, ele vai conceder uma entrevista coletiva.
AGRADECIMENTO
Minutos antes de se encaminhar para a o gabinete da presidência, Jader Barbalho foi entrevistado pela Rádio Clube do Pará. Ele fez um agradecimento a todo o povo paraense e disse que é exclusivamente ao povo que ele deve a conquista do mandato.
O senador também afirmou que suas ações para o Estado do Pará não serão só para o presente, mas visando o futuro do Estado. Jader lembrou da importância de focar a educação da juventude paraense. Ele citou o estímulo da profissionalização técnica das novas gerações.
Jader chegou ao Senado por volta das 14h50 (horário de Brasília), acompanhado pelos filhos Daniel e Giovanna. Durante cerca de 50 minutos, ele aguardou na sala de Calheiros pela chegada do colega, que é líder do PMDB no Senado. A sala ficou lotada de amigos e correligionários de Jader.
TRAJETÓRIA
Jader Barbalho tem uma trajetória política de mais de 45 anos de trabalho pelo Estado. Iniciou a carreira política como vereador em Belém. Desde então foi deputado estadual, quatro vezes deputado federal, ministro do governo José Sarney no final da década de 80 e governador do Pará por duas vezes. Foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1995.
Na eleição de 2010, foi o segundo mais votado no Estado, com 1,8 milhão de votos, mas não pôde assumir o mandato por imposição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisou que a Lei da Ficha Limpa já estaria valendo para 2010. A lei, contudo, acabou sendo declarada inaplicável ao pleito de outubro de 2010, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março deste ano, por seis votos a cinco. Os candidatos que haviam sido barrados, então, entraram com recursos para assumir os cargos para os quais concorreram.


Fonte: DOL, com informações da repórter Luíza Mello/Diário do Pará

Read more...

@tu@liz@ndo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fontes do blog no local do acidente relatam que a grande queimada á beira da pista ocasionou o acidente. Um caminhão parou na pista a espera de uma melhor visibilidade, um taxista do KM 64, celta vermelho, também parou atrás do caminhão esperando o fumaça dar uma trégua, no entanto, uma hilux que vinha e alta velocidade não fez o mesmo, simplesmente bateu com tudo na traseira do celta jogando-o para baixo da traseira do caminhão. O taxista vinha trazendo passageiros, porém não houve vítima fatal.

O que salvou os passageiros do táxi, segundo as fontes, foram vários fardos de refrigerentes dentre outras coisas que eram transportadas no porta mala do carro. O congestionamento na BR está imenso próximo o local do acidente.

A qualquer momento mais informações.

Read more...

Acidente gravíssimo próximo a entrada da 12

Segundo informações ainda não oficiais, um grave acidente envolvendo uma hilux e um carro pequeno aconteu agora a pouco. O SAMU e o Corpo de Bombeiros de Capanema já estão no local para fazer os resgate das vítimas. Pelo o que se comenta as constantes queimadas feitas pelos fazendeiros das fazendas ao redor da Br nesse período de verão éque contribuiram para o acidente. Com a fumaça cobrindo todo a pista os condutores não enxergaram mais nada, sendo que um caro bateu de frente com o outro em alta velocidade.


A qualquer instante mais informações.

Read more...

3ª Fase Processos Seletivos - Prise e Prosel

domingo, 18 de dezembro de 2011

A UEPA - Universidade do Estado do Pará realizou hoje, 18/12, a 3ª etapa dos Processos Seletivos 2012 - Prise e Prosel. Muitos luzienses de olho em uma vaga no concorrido nível superior, deslocaram-se para Capanema com a finalidade de realizar a prova da Estadual. Outros esperam ansiosamente pelo resultado da Federal, UFPA - Universidade Federal do Pará, que deve divulgar o resultado brevemente.


Acesse abaixo a prova e o gabarito da 3ª Etapa dos Processos Seletivos da UEPA - Prise e Prosel:

Prova 3ª Etapa - Aplicada em 18/12/2011

Gabarito da 3ª Etapa

Read more...

Mundial de Clubes

Santos tentou aguentar a pressão do Barcelona mas obteve sucesso. Numa final emocionante, onde o time espanhol mostrou sua habilidade, sobretudo por ter em sua composição os melhores jogadores do mundo. Messi, o melhor do mundo mostrou seu poder de artilheiro fazendo 2 belos gols. No final, O Santos foi goleado por 4 a 0, ficano, portanto como Campeão do Mundo.

O Santos na verdade enfrentou uma seleção de futebol. Conquisando o 2] lugar já é um grande avanço.

Read more...

Aniversário da rádio Princesa FM 106

Veja a cobertura feita pelo Portal Capanema Info, clicando no link abaixo.
Aniversárioda Princesa FM clique AQUI e veja as fotos.

Read more...

20 anos de Santa Luzia do Pará

Festa do 20º aniversário do município de Santa Luzia do Pará, movimentou o Nordeste Paraense. Gente de de todos os lados da região compareceram ao evento que teve como atrações Viviane Batidão e Cavaleiros do Forró.

Veja algumas fotos da cobertura do Portal Capanema Info no link abaixo:

Capanema Info Cobertura Aniversário de Santa Luzia do Pará, clique AQUI e veja as fotos.

Read more...

Jader é diplomado no TRE

sábado, 17 de dezembro de 2011

A diplomacia de Jader Barbalho que estava marcada para segunda-feira (19/12), foi antecipada a pedido do mesmo. Ontem (16/12), a tarde, o presidente em exercício do TRE - PA, desembargador Leonardo Tavares realizou a diplomação sem festas. O objetivo da assessoria jurídica de Jader é acelerar o processo de posse, haja vista que o Senado Federal deve entrar em recesso no próximo dia 21/12. São necessárias 5 sessões para a posse do senador. Com isso Jader pode ser impossado ainda na quarta-feira.

Read more...

Sexta Louka de Natal do CEPEV

O novo point badalado da galerinha Teen luziense é o CEPEV. Mais um evento com a marca Dj Kácio. Ás vésperas de Natal, na sexta 23/12, muito som e iluminação esperam por você.

Read more...

Pe. Elias fica no comando da Paróquia

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Foto: Santa Luzia Online

Uma grande manifestação em prol da permanência do Pe. Raimundo Elias em nossa paróquia teve como resultado o sim do bispo D. Luís Ferrando. Na tarde de hoje, 15/12, uma Comissão organizada para um único objetivo: implorar a permanência do pároco em nossa paróquia; realizou um evento com todo o povo católico de nosso município na praça da Matriz. O bispo diocesano convidou todos os luzienses para uma reunião hoje a tarde com pauta o assunto mais comentado na city. A população atendeu ao pedido do bispo. Com milhares de assinaturas e um público considerável, D. Luis Ferrando então revogou a decisão tomada pela Igreja para a transferência do Pe. Elias, para a alegria do povo católico de nossa cidade.

O povo de Santa Luzia diz: obrigado D. Luiz Ferrando!

Read more...

CONVOCATÓRIAS

I

O SINTEPP - Subsede Olímpia da Luz - Santa Luzia do Pará, convoca todos os filiados e não filiados para uma grande assembleia a ser realizada hoje pela manhã na subsede, sito a Rua Projetada, S/N.


II

O Bispo Diocesano Dom Luiz Ferrando, convida todo o público de Santa Luzia do Pará para uma reunião na Praça da Matriz para debater a permanência ou transferência do pároco Pe. Raimundo Elias. Quanto mais pessoas presentes melhor para a manifestação a favor da permanência do padre. A reunião está marcada para as 16:00h de hoje, sua presença vai fazer diferença.

Read more...

STF decide pela posse de Jader Barbalho no Senado

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011



O ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de proferir voto de qualidade e Jader Barbalho (PMDB) poderá assumir sua vaga no Senado Federal. O presidente do STF decidiu não esperar pela posse da nova ministra e aceitou recurso de Jader.
O voto de Minerva de Cezar Peluso desempatou o julgamento de novembro, que terminou com 5 votos a favor e 5 contra o peemedebista. Previsto no Regimento Interno do STF, o voto de qualidade estabelece que o presidente pode votar para desempatar julgamentos.
Pelo Twitter, o Senador se manifestou sobre a decisão do STF. "A Justiça venceu. O Supremo Tribunal Federal liberou, hoje à tarde, minha posse no Senado. Obrigado, meu Pará".
Jader Barbalho foi eleito em 2010 com cerca de 1 milhão e 800 mil votos. Sua posse ocorrerá mais de um ano após a eleição.
POSSE
Jader Barbalho deve tomar posse no Senado ainda este ano, segundo o advogado Sábato Rossetti. "Após a decisão do STF, estamos aguardando o Tribunal Regional Eleitoral do Pará seja notificado e isso deve acontecer ainda hoje (14) à noite. Então vamos entrar com o pedido junto ao TRE-PA para que o Senador eleito seja diplomado e empossado em Brasília", explicou Rossetti.
A previsão é que a posse de Jader Barbalho aconteça antes do Natal, já que o Senado trabalha em sessões extraordinárias para a votação de projetos importantes, tais como a votação do orçamento para o ano que vem.


Fonte: DOL

Read more...

Festividade de Santa Luzia

terça-feira, 13 de dezembro de 2011
























Uma multidão de pessoas participou da Procissão de Santa Luzia 2011 em nossa cidade. A romaria começou as 7:00h, saindo da Igreja do KM 46, bairro São Francisco e passou por várias de nossa cidade.

Ao longo do trajeto percebiam-se várias homenagens a Virgem dos Olhos de Luz. A Festividade teve seu início oficial com a abertura no dia 03/12, e as madrugadas eram realizadas romarias para vários bairros da cidade.

Read more...

20º Ano de Santa Luzia do Pará


Read more...

Acidente no Km 64

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Hoje pela manhã uma carreta bitrem carregada de cerveja teve uma de suas carrocerias tombada, na altura do Km 64 - Rodovia PA-Ma na Br 316, município de Santa Luzia do Pará. A causa principal do acidente foi a carga em condições de organização não adequados, isto é, não foi bem arrumada. A carreta não tombou, unicamente a carroceria da frente é que virou, sendo que a cabine e a carroceria da frente permaneceram sem nenhum problema.

Muitos luzienses se deslocaram para o local do ocorrido.

A Polícia Militar estava fazendo a cobertura da segurança da carga.

Read more...

Uepa divulga os nomes dos candidatos aptos à terceira fase

Exatos 13.533 candidatos farão a terceira etapa dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no próximo domingo, 18. Destes, 7.817 foram classificados após a primeira e a segunda etapa do Processo Seletivo (Prosel), realizadas nos últimos dias 27 e 28 de novembro. Os demais 5.716 candidatos concorrem a uma vaga pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise – Subprograma XIII).

Além da demanda de vagas por curso no Prosel, onde o Curso de Medicina apresentou 272 candidatos para as 50 vagas ofertadas, a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa divulgou nesta segunda-feira (12), a maior e menor pontuação no desempenho de candidatos por curso, o chamado ponto de corte. Novamente, Medicina foi destaque.

Em Belém, a maior pontuação de Medicina foi 107 e a menor, 92. Já em Santarém, Medicina/1º Semestre registrou 102 pontos para a maior pontuação e 80 para a menor. Também no oeste do Pará, Medicina/2º Semestre ficou com 99 e 86, respectivamente.

Para definir o ponto de corte dos aptos à terceira fase, entre outros critérios de acordo com os editais do Prise e do Prosel, foi eliminado o candidato que, na soma dos pontos obtidos na 1ª e 2ª Etapas, não alcançou 40 pontos. Também foi automaticamente eliminado para a realização da 3ª. Etapa o candidato que na 2ª Etapa obteve zero de acertos em quatro ou mais disciplinas.

Confira no site da Uepa (www.uepa.br) a demandas de vagas por cursos, maior e menor pontuação de candidato por curso e o resultado da primeira e segunda etapas do Prosel.

Provas - No próximo domingo, 18, os candidatos terão que responder a 54 questões objetivas, valendo um ponto cada uma, e redigir uma redação, de caráter eliminatório, que vale 30 pontos. Para não ser eliminado, o candidato terá que fazer, no mínimo, doze pontos na prova objetiva e seis na redação. O resultado final dos Processos Seletivos 2012, com a divulgação do listão dos aprovados, está previsto para a primeira quinzena de janeiro.

Orientação aos candidatos - Para se submeter aos Processos Seletivos 2012, só poderão entrar no local de prova, os candidatos que estiverem portando algum documento original com foto, conforme os editais do Prise e Prosel. O candidato também deve ficar atento ao horário de realização das provas, que será de 8h as 13h, conforme horário local. Os locais de realização do certame estarão abertos a partir das 7h.

Também não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, como o celular e ‘máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, BIP, telefone celular, walkman, receptor, gravador e palmtop’, durante a realização da prova e estão proibidos óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, entre eles, boné ou gorros.

Vagas e novos cursos - Neste ano, a Uepa oferta 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, nos cinco campi da Uepa na capital e os 15 do interior, entre as áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. A divisão das vagas obedece a um critério que envolve as regiões de integração do Estado e a vocação para o desenvolvimento de cada município.

Entre as novidades dos Processos Seletivos 2012 da Uepa estão a criação do Curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açu; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Isenções - Em 2011, a Uepa ofertou 11.500 isenções das taxas de inscrição para os Processos Seletivos. Dessas, mais de 11 mil isenções, 8.050 foram destinadas ao Prosel, sendo 4.600 integrais e 3.450 parciais. As 3.450 restantes foram divididas igualmente entre integrais e parciais no Prise. O total de isenções ofertadas em 2012 representa um acréscimo de 1.500 em relação ao ano passado, quando foram colocadas a disposição dos candidatos 10 mil isenções, sendo 7 mil para o Prosel e o restante para o Prise.


Atendimento especial - Aqueles que precisarão de tratamento diferenciado nos dias de prova puderam fazer a solicitação durante o período de inscrições (4 de agosto a 15 de setembro), em documento especificando as condições e recursos necessários acompanhado de atestado médico justificando esse tratamento diferenciado. Já as solicitações de atendimento domiciliar ou hospitalar deverão ser encaminhadas no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas antes do horário previsto para o início das provas.

Serviço - Última etapa dos Processos Seletivos 2012 - Provas no dia 18 de dezembro. O Comprovante de Inscrição está disponível no www.uepa.br e pelo www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/. Informações: (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.

Read more...

Eleitores paraenses dizem Não à divisão do Estado

Antes mesmo de completar duas horas da apuração dos votos do plebiscito que consultou a população sobre a divisão do Estado do Pará em mais dois estados para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, a Justiça Eleitoral anunciou o resultado do pleito. Com 70% dos votos apurados, os eleitores paraenses disseram não à divisão. O resultado é definitivo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. O total de abstenções foi de 25%.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Ricardo Lewandowski, explicou, em rápida coletiva de imprensa, no Hangar Centro de Convenções, local central de apuração, porque o resultado foi considerado com apenas 70% das urnas apuradas. 'Matematicamente está definido. O povo do Pará disse não à divisão do Estado', afirmou.
Lewandowski fez um balanço positivo do plebiscito e elogiou o trabalho de apuração do Tribunal Regional Eleitoral. 'O pleito foi um sucesso, em menos de duas horas já haviam sido apurados 70% dos votos, um tempo recorde. Os primeiros votos apurados foram do interior do Estado, em regiões de difícil acesso, o que mostra o sistema de transmissão foi eficiente, os votos do interior foram apurados mais rápido até do que na capital', elogiou.O ministro fez ainda um balanço positivo do plebiscito. Segundo ele foram apenas 28 urnas substituídas, sendo que nenhuma delas por urnas de lona. 'A votação foi tranquila em todo Estado, sem nenhum incidente, nenhuma prisão também', afirmou.Com relação às abstenções, o ministro informou que foram 25% em todo Estado, mas considerou o número esperado. 'Está dentro da normalidade contando inclusive com o feriado que houve esta semana', disse.O ministro também afirmou que o resultado é definitivo. 'A decisão do povo é definitiva e soberana', afirmou.O Governador do Pará, Simão Jatene, comemorou o resultado durante entrevista coletiva à imprensa também no Hangar. 'Agradeço a toda população paraense pela escolha. Meu desejo como governador do Estado, paraense e brasileiro, é que agora todo mundo se una em favor do Pará', disse. Mas não foi só festa. Segundo Jatene agora é necessário defender os interesses do Pará. 'Temos dois problemas a discutir: a gestão territorial e a deficiência de recursos do Estado. Sobre o último, ele espera que seja aprovada, na próxima semana, no Congresso, a taxa da mineração, para que o Estado possa conseguir mais recursos e assim, mais investimentos em todas as áreas', finalizou.O plebiscito - A quinta consulta popular da história desde 1963, quando os brasileiros votaram pela troca do regime parlamentarista pelo presidencialista, o plebiscito acerca da divisão do Pará custou cerca de R$ 19 milhões ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


Fonte: Portal ORM

Read more...

Última pesquisa do plebiscito

sábado, 10 de dezembro de 2011

Maioria dos paraenses é contra divisão, diz pesquisa



A terceira e última pesquisa do Datafolha realizada antes do plebiscito aponta que a maioria dos paraenses é contra a divisão do Pará para a criação de dois novos Estados.

Segundo os dados, 65% dos eleitores dizem que votarão contra a criação do Estado de Carajás.


Já 64% dos eleitores são contra a criação do Tapajós.
A pesquisa - divulgada nesta sexta-feira (9) - foi encomendada pela TV Liberal, TV Tapajós e jornal Folha de São Paulo ao Instituto DataFolha, que ouviu 1.213 eleitores maiores de 16 anos, em 53 cidades do Pará, entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2011.
Na comparação com levantamento do dia 24 de novembro, oscilou de 62% para 65% a fatia dos que irão votar contra a divisão para a criação de Carajás, enquanto o índice dos que irão votar 'sim' pela divisão e criação de Carajás se manteve em 31%.
No caso de Tapajós, o índice dos contrários à criação deste Estado oscilou de 61% para 64% e a fatia de favoráveis, 30% para 31%. Os índices de indecisos caíram de 7% para 4%, no caso da decisão sobre Carajás, e de 9% para 4% no caso da votação sobre Tapajós.
A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 52641/2011.
Votação - O plebiscito irá consultar, no dia 11 de dezembro, a população paraense sobre a divisão do atual território em outras duas unidades federativas. Dois números serão utilizados nas urnas. O '55' deverá ser escolhido pelos eleitores que deciderem pela não criação dos Estados e o '77' para os que forem favoráveis à divisão do Estado.
Impresso - Os números completos onde são destacados, entre outras coisas, o perfil do eleitor, podem ser lidos na edição deste sábado (10), nos jornais O Liberal e Amazônia.

Fonte: Redação Portal ORM


Arte: TV Liberal

Read more...

Festividade de Santa Luzia 2011 - Programação

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dia 03/12 [sábado] - Abertura Oficial da Festividade Às 19:30 hs: Missa de abertura na Igreja MatrizTema: "Santa Luzia ensina-nos a sermos missionários"Grupo Ângelus - Anim.: Marciano, 1º Leitor: Eva, Salmo: KeyllaCelebrante: Pe. Elias

Dia 04/12 [domingo]Tema: "Santa Luzia ajuda-nos a amarmos Jesus Eucarístico"Às 6h30 hs: MissaNeanias - Anim.: Adauto, 1ª Leitor: Betânia Salmo: Grupo de canto, 2ºLeitor: Mª José AraújoÀs 19:30 hs: MissaObra Nova - Anim.: Nelma, 1ºLeitor: Marcello, Salmo e Grupo Canto - 2º Leitor: WaldileneCelebrante: Pe Elias

Dia 05/12 [segunda-feira] - 1ª madrugadaÀs 05hs: saída da Igreja matriz para o km 48Tema: "A exemplo de Santa Luzia sejamos firmes na fé"Shalom - Anim.: Marcello, 1ºLeitor: Graça, Salmo: Mª do CarmoCelebrante: Pe. RomuloÀs 19:30 hs: Novena na Igreja MatrizCoral de Jesus – Anim.: Lucia Guedes, Leitor: Linda

Dia 06/12 [terça-feira] - 2ª MadrugadaÀs 05hs: saída da Igreja Matriz para os setores: “A” e “C”Tema: "Santa Luzia ajuda-nos a experienciar a virtude da pureza"Renovação - Anim.: Adauto, 1ºLeitor: Luísa Maria, Salmo: MarcianoCelebrante: Pe. João RibeiroÀs 19:30 hs: NovenaCanção de Assis - Anim.: Eva: Leitor: Aline

Dia 07/12 [quata-feira] - 3ª MadrugadaÀs 05hs: saída da Igreja Matriz para o setores: “B” e “D”Tema: "Os olhos de Luzia brilham sobre nossas famílias"Obra Nova - Anim.: Olinda; 1ºLeitor: Marcello; Salmo: DideCelebrante: Pe. ValdirÀs 19:30 hs: NovenaCom São José [Km 48] - Anim.: Lucirene, Leitor: Betânia

Dia 08/12 [quinta-feira] - 4ª MadrugadaÀs 05hs: saída da Igreja Matriz para o setores “E”, “H” e Bairro da PazTema: "A exemplo de Maria nossa mãe e Luzia nossa padroeira, sejamos atentos ao chamado do Senhor"Canção de Assis - Anim.: Keylla, 1ºLeitor:Luisa Maria, Salmo: Graça, 2ºLeitor: FrancyliCelebrante: Pe. JuracyÀs 19:30 hs: NovenaMinistério Luz - Animador: Nelma, Leitura: Erivânia;

Dia 09/12 [sexta-feira] Às 07:00hs: III Caminhada dos Estudantes Tema: "Na escola de Luzia sejamos perseverantes na fé"Santa CecíliaCelebrante: Pe. EliasÀs 19:30 hs: MissaÂngeluz - Anim.: Vasconcelos 1º Leitor: Eligiane, Salmo: Linda

Dia 10/12 [sábado] - 5ª MadrugadaÀs 05hs: saída da Igreja Matriz para os setores: “I” e “J”Tema: "A exemplo de Santa Luzia, saibamos viver a castidade"Neanias - Animador: Marcio, 1ºLeitor: Andréa, Salmo: Grupo de cantoCelebrante: Pe. EliasÀs 19:00hs - Caminhada da JuventudeGrupo Com [Km 74]Às 19:30 hs: Missa e NovenaDivina Inspiração [Estiva] - Anim.: Marciano, Leitor: Nazaré Cirino, Salmo: Aline - Km74

Dia 11/12 [domingo]Tema: "A Exemplo de Luzia sejamos Cristãos autênticos"Santa Cecília - Anim.: Socorro, 1ºLeitor: Luiza Maria, Salmo: Grupo Canto; 2º Leitor: JulianneÀs 08 hs: BatizadoObra NovaÀs 19:30 hs: MissaMinistério Luz - Anim.: Eligiane; 1ºLeitor: Nazaré Cirino, Salmo: Keylla, 2ºLeitor: Áurea, Preces: TamyresCelebrante: Pe. Elias

Dia 12/12 [segunda-feira]Tema: "Com Santa Luzia levemos a Luz do Senhor a todas as famílias"Anim.: Lucia Guedes Leitor: Vasconcelos, Salmo: MarcianoCelebrante: Pe. EliasTransladação: Santa CecíliaAnimadores: Sônia e Marcio

Dia 13/12 [terça-feira] - “A exemplo de Santa Luzia amemos a Deus sobre todas as coisas”Às 06:30hs: ProcissãoShalom – Animador: MárcioMissa: Ângeluz e Neanias, Anim.: Lucirene / 1ª Leitura: Betânia, Salmo: Sônia, 2ª Leitura: NelmaInício da Caminhada com Santa Luzia 7hCelebrante: Dom Luiz Ferrando, Pe. Raimundo Elias, e sacerdotes presentes.

Read more...

Debate sobre o plebiscito

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A emissora RBA da capital do estado realizou ontem a noite, ao vivo, um debate com as duas frentes que disputam a eleição do plebiscito sobre a divisão do estado do Pará.

Segundo o TSE ficou acertado as numerações das duas frentes: 55 para os contra a divisão e 77 para os pró-divião. A propaganda política na rádio e televisão acontecem diariamente. Como está se avizinhando o dia da eleição, que está marcado para domingo, 11/12, a RBA então resolveu fazer um debate com as duas frentes para explicarem mais sobre seus objetivos para o eleitorado do estado. A proposta de divisão do estado do Pará é a para criação de outros dois estados: Tapajós e Carajás.



Veja abaixo a reportagem do Diário Online sobre o debate e os bastidores.






Debate: números e críticas para defender ideias





No começo do debate realizado nesta quinta-feira (1º) pela RBATV, os destaques foram os presidentes das frentes a favor e contra a criação do Carajás, deputados João Salame e Zenaldo Coutinho. O debate sobre os números do Fundo de Participação dos Estados (FPE) prevaleceu no início, inclusive, com Zenaldo Coutinho e João Salame se acusando mutuamente de propagação de mentiras. No segundo bloco, Joaquim Lira Maia acusou Celso Sabino da frente contra Tapajós de ter um discurso decorado contra a divisão. Mais uma vez a guerra de números prevaleceu nas acusações entre os debatedores. “Desde o tempo do Barata o PIB do Tapajós é o mesmo”, afirmou Maia.
Porém, Celso Sabino acusou as frentes do sim de só levarem em consideração os estudos do economista contratado por eles e de ignorar os dados que apontam a inviabilidade da criação de novos Estados.
Em seguida, Zenaldo Coutinho se refere à divisão como esquartejamento do Pará e os representantes das frentes do sim usam sucessivas comparações com a criação dos Estados Tocantins e Mato Grosso do Sul, criados, a partir da divisão do Mato Grosso e Goiás.
BASE
João Salame foi o mais enfático no discurso, inclusive, criticando a administração estadual, mesmo sendo aliado e integrante da base governista na Assembleia Legislativa. “Isso é uma vergonha o Estado não ter dinheiro pra pagar o piso salarial dos professores”, criticou e disse que a criação de novos Estados é a solução pra desenvolver os três Estados: Pará, Carajás e Tapajós.
“Não estamos preocupados com tamanho do Pará, estou preocupado com o tamanho dos problemas do Pará”, respondeu Lira Maia aos questionamentos de Celso Sabino. “Eles querem reduzir o Pará a 17% do seu território, tramado por meia dúzia de políticos”, rebateu Sabino. Porém, Maia disse que o discurso dos altos custos da máquina pública dos contrários à divisão é falácia e garantiu que no início do Estado do Tapajós a administração será feita em acampamentos.
O quarto bloco não diferiu dos três primeiros, com ambas as frentes repetindo as mesmas propostas à exaustão. Enquanto as frentes contra a divisão questionavam a toda hora de onde os separatistas tirariam recursos para viabilizar economicamente os Estados; os favoráveis à divisão acusavam os contrários à divisão de não apresentarem propostas concretas para resolver os graves problemas sociais e econômicos do Estado.
SANTARÉM
Sabino afirmou que o povo de Santarém devia estar “achando graça” de Maia. “O que o senhor, que já foi deputado e prefeito fez para melhorar a qualidade de vida do povo de Santarém? Como agora vem querer resolver todos os problemas do povo do Pará?. Na sua réplica, Maia disse que o que estava em debate não era Santarém. Segundo o santareno, “o que o povo quer saber são das propostas do não”. Na tréplica, Sabino afirmou que Maia estava agindo de má fé ao não apontar as fontes de recursos para financiar os novos Estados.
João Salame indagou a Zenaldo Coutinho que propostas tinha para resolver o déficit de policiais no Pará, apresentando a relação policial/habitante em cada município. Coutinho retrucou afirmando que a proposta do sim era “indecente” e que só beneficiaria alguns políticos e empresários, citando ainda a luta pela aprovação da taxa de R$ 6 nos minérios, a mudança da Lei Kandir e a união do povo paraense como propostas para ajudar o Pará.
Na réplica, Salame afirmou que quando a Lei Kandir foi aprovada Fernando Henrique Cardoso era presidente, Almir Gabriel governador e Zenaldo presidente da AL. “Aqui no Pará todos se calaram. Tudo enganação”. Na tréplica Coutinho repetiu todas as propostas anteriores e deixou claro que nunca foi a favor da Lei Kandir.
LINHA
Na sua vez de perguntar, Sabino indagou Maia sobre a linha agressiva dos programas do sim, que colocam o Pará como o pior lugar para se morar e mostravam paraenses sendo estapeados. Lira Maia afirmou que falar a verdade não é desrespeito. “Precisamos ser ousados e criar novos estados para ajudar a resolver os problemas que hoje existem”. Na tréplica Sabino citou o fato dos autores intelectuais do plebiscito serem senadores de outros Estados que respondem a processos no STF. Lira Maia treplicou reafirmando que o não dissemina o medo e não tem propostas.
Em seguida Coutinho indagou a Salame sobre o que achava de Simão Jatene. O deputado disse que sua questão com o governador não era pessoal e que respeitava Jatene, que considerou um homem de qualidades. “Infelizmente nesse plebiscito o governador se posicionou muito mal. Minha relação é de aliado do governo e não de submissão. Não sou puxa-saco”. Na réplica Coutinho disse estar feliz por Salame ter desmentido o teor do programa de TV apresentado na véspera e reconhecido as qualidades do governador. “O marqueteiro vai embora e nós vamos continuar aqui, continuando a construir o Pará”. Ao treplicar, Salame acusou Zenaldo de ter se calado contra a Lei Kandir.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nas considerações finais, os representantes de cada uma das frentes acharam ter dado seu recado e esclarecido o eleitor. “Se o Pará for dividido, só quem tem a perder é o povo, que deve lutar contra essa proposta absurda de dividir o Pará”, destacou Celso Sabino. Zenaldo Coutinho disse que todos acompanharam “as propostas falsas e indecentes” dos separatistas que “querem deixar um parazinho para nós”. Coutinho também citou o fato de João Salame ter elogiado o governador “pois foi sempre governo”.
Lira Maia disse representar o desejo do povo tapajônico que há mais de 150 anos luta pela sua emancipação. “Mais de 90% dos santarenos sequer conhece a capital e nossa proposta é para ajudar os pobres e dar mais oportunidade aos governantes para investir nos novos Estados”. João Salame criticou o fato do Não fazer “terrorismo” sem apresentar propostas para melhorar a saúde, educação e segurança. “Você que deu uma oportunidade ao Lula, dê uma oportunidade ao Sim. Tenha coragem e não vai se arrepender”, surpreendeu o deputado do PPS, que faz oposição ao governo Dilma.
Duelo de jingles e bandeiras
Dois grandes trios elétricos animaram os partidários do sim e do não que assistiram ao debate na avenida Almirante Barroso, em frente ao prédio do grupo RBA. Vestidos a caráter, com as cores do sim (verde e amarelo) e do não (vermelho e branco) e portando cartazes e bandeiras, eles travaram uma verdadeira batalha de jingles e bandeiradas. Os candidatos foram recebidos com muitos aplausos.
A metade da pista direita da Almirante Barroso, no sentido São Brás/Entroncamento ficou interditada. A chuva atrapalhou, mas não tirou o ânimo dos militantes, que assistiram a tudo por meio de dois grandes telões instalados na frente e ao lado do prédio, onde os grupos ficaram concentrados.
Os ambulantes aproveitaram a movimentação para faturar, vendendo bebidas e churrasquinhos.
A cada manifestação dos representantes das frentes contra ou a favor dos estado de Carajás e Tapajós, eles eram aplaudidos ou vaiados. Nos intervalos do debate os ânimos se acirravam, mas a presença da polícia e a turma do deixa disso evitaram qualquer atrito entre os dois lados.
No final do debate, não houve maiores manifestação na saída dos representantes das frentes. O povo gostou.
(Diário do Pará)

Read more...

Festividade de Santa Luzia




A maior Festa Religiosa de nosso município começa neste domingo, 04/12. A cada ano que passa multidões aderem a festa da padroeira de nossa cidade. Como em todos os anos, até o dia da grande procissão, isto é, 13/12, todas as madrugadas terão romarias com Santa Missa em cada bairro da cidade.




Nesse período muitos luzienses que moram em outros municípios chegam para fazer homenagens a Santa dos Olhos. Estima-se que este ano o número de luzienses que moram em outros lares deve ser maior em função do plebiscito do dia 11/12, haja visto que todos os paraenses são obrigados a votarem ou pelo menos justificarem o voto.




Depois faço uma postagem só com a programação da festa.




Read more...

Quem Somos

Santa Luzia em Foco
Travessa Tito Franco, 89
Centro - Santa Luzia do Pará - PA
Mais um blog do Grupo Mauro Cabral

Todas as Postagens

  © Santa Luzia em Foco Todos os Direitos Reservados by Mauro Cabral 2010

Voltar Início